terça-feira, maio 11, 2010

Marcelo Copello e Charles Metcalfe vão eleger 50 melhores vinhos portugueses


Arrancou ontem, dia 10 de Maio, a caminhada para escolher aqueles que são os 50 melhores vinhos portugueses, a serem apresentados em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos dias 09 e 11 de Novembro.
A iniciativa “50 Melhores Vinhos Portugueses para o Brasil”, 2010, promovida pela ViniPortugal, chega pela primeira vez àquele território, depois de levada o outros mercados. Marcelo Copello, jornalista de renome no Brasil, e Charles Metcalfe, crítico de vinhos internacional, são os dois convidados para fazer a selecção.
A organização pretende que seja feita a prova do máximo de vinhos possível, de todas as regiões do território nacional. Vão acontecer num formato de prova conjunta, na própria adega do produtor e em provas realizadas pelos jornalistas noutras regiões.
Após a prova de todos os vinhos, é tempo da selecção levada a cabo pelos dois entendidos no mundo dos vinhos. Marcelo Copello e Charles Metcalfe, de acordo com os critérios acordados com a ViniPortugal, vão seleccionar um total de 50 vinhos. Desses, 40 vão integrar o TOP 40 vinhos e os restantes o TOP 10 Best value.
De acordo com a ViniPortugal, a selecção final dos 50 Melhores Vinhos Portugueses para o Brasil” tem de obedecer a uma representatividade regional. Deve incluir espumantes, brancos, tintos e rosados, vinhos doces/fortificados.
No Top de vinhos escolhidos deve constar ainda um vinho por produtor, salvo rara excepção solicitada e fundamentada pelos jornalistas. Quanto a vinhos sem distribuição no Brasil, mandam as normas que constem no máximo seis, entre os 50 seleccionados.

Provas dos vinhos das Beiras acontecem em Julho

A calendarização desta acção prevê que a primeira ronda de visitas e provas conjuntas das regiões de Algarve, Lisboa, Península de Setúbal, Tejo e Alentejo decorra até dia 14 de Maio. A segunda ronda envolve as regiões de Vinho Verde, Douro e Beiras e está marcada para o mês de Julho.
A selecção dos vinhos levada a cabo pelos jornalistas acontece durante o mês de Agosto. A caminhada termina com a apresentação dos 50 Vinhos em São Paulo e no Rio de Janeiro, a 09 e 11 de Novembro 2010, respectivamente.
"Este projecto está inserido no âmbito do financiamento OCM que é o único programa que apoia acções nos países fora da Europa, pelo que o mesmo exige a comparticipação provada de 20 por cento do custo total da acção", explica a Vini Portugal.
"Neste sentido, será solicitada pela ViniPortugal uma comparticipação de 300 euros por cada referência seleccionada pelos jornalistas para os 50 Melhores finais."
Os interessados em obter mais informações podem fazê-lo através do endereço electrónico sonia.fernandes@viniportugal.pt

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: