quinta-feira, junho 10, 2010
Melhores Vinhos da Bairrada conhecidos na próxima semana
São eleitos na próxima segunda-feira, dia 14, os vinhos Bairrada da colheita de 2009 dignos do prémio Medalha de Ouro, Medalha de Prata e da Grande Medalha de Ouro. A prova final do concurso "Os Melhores Vinhos da Bairrada" acontece a partir das 09H00 nas instalações da Estação Vitivinícola da Bairrada.
Os resultados da prova final do concurso "Os Melhores Vinhos da Bairrada" vão ser divulgados também durante a próxima semana, adiantou ao portal bairrada-wines.com Fernando Castro, presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada (CEB). A entrega oficial dos prémios acontece numa cerimónia pública, prevista para dia 26 deste mês, em local a designar.
Nesta fase final, o júri atribui medalhas de ouro e de prata, consoante as pontuações obtidas. A conquista de 75 pontos ou mais significa a atribuição de uma Medalha de Prata, para a conquista da Medalha de Ouro são necessários 85 pontos ou mais.
O regulamento do concurso prevê que não sejam atribuídas mais de duas medalhas de ouro e três de prata por cada tipo de vinho e categoria concorrente. Cada concorrente só tem direito a uma medalha por cada tipo de vinho.
Os vinhos premiados com medalha de ouro concorrem entre si, no respectivo tipo, para a atribuição da "Grande Medalha de Ouro".
Selecção final feita por referências no mundo dos vinhos nacionais
A Confraria dos Enófilos da Bairrada é a entidade responsável pelo concurso "Os Melhores Vinhos da Bairrada", já na XXX edição. A selecção final dos melhores néctares é feita por um conjunto de pessoas ligadas ao mundo do vinho, contando com representantes de organismos competentes nesta área, da Bairrada e de outras regiões, bem como jornalistas e representantes dos consumidores.
A CBB convida para integrar o júri três provadores da Comissão Vitivinícola da Bairrada, um provador da Comissão Vitivinícola do Dão, um provador do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, um provador da Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, um provador da Estação Vitivinícola da Bairrada, três provadores jornalistas da especialidade, dois escansões, três representantes dos consumidores e um provador da CEB.
Antes da prova final da próxima segunda-feira, todos as amostras que foram apresentadas a concurso são sujeitas a uma prova organoléptica por um júri constituído por um mínimo de três elementos da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola da Bairrada. Nesta fase são desclassificados "todos os vinhos com defeito e ou qualidade considerada insuficiente", define a CEB.
Os vinhos apurados para a fase final são depois submetidos a análise físico-química. São aqui retirados "aqueles que estiverem fora dos parâmetros definidos por lei."
Concurso admite diferentes vinhos e categorias
O concurso "Os Melhores Vinhos da Bairrada" tem como objectivo "distinguir os vinhos da produção aptos para a denominação de origem ‘Bairrada'".
A CEB admite a concurso três tipos de vinho, os brancos, tintos e rosados. O regulamento do concurso define ainda três categorias de concorrentes: viticultores, adegas cooperativas e empresas com vinificação própria, inscritos como tais na Comissão Vitivinícola da Bairrada.
Cada concorrente pode apresentar a concurso um máximo de dois vinhos de cada tipo. Cada vinho submetido deve representar uma existência mínima de 2 mil litros, se produzido por vinicultores, ou de 10 mil litros, se produzido por adegas cooperativas e empresas.
in:bairrada-wines.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário