terça-feira, junho 15, 2010
Vinhos medalhados e novos lançamentos têm lugar de destaque no stand da Quinta do Ortigão
Novos lançamentos, novas colheitas e uma medalha de Ouro acabada de conquistar no Concurso Nacional de Vinhos. As novidades foram apresentadas hoje, dia 12, pela Quinta do Ortigão , na inauguração do stand deste produtor na Feira da Vinha e do Vinho de Anadia.
O Vinho Tinto Baga-Touriga Nacional 2008 é um dos vinhos que a Quinta do Ortigão tem em destaque neste espaço. Afinal de contas foi este tinto que conquistou há poucos dias uma Medalha de Ouro na edição 2010 do Concurso Nacional de Vinhos.
"A Touriga dá-lhe a mais-valia", explica o enólogo Osvaldo Amado. As características desta casta fazem-se notar tanto na cor, onde "vai buscar os tons violáceos", como no aroma, ou na boca, onde ser percebe "a robustez." É na boca que se apresenta mesmo como "bastante harmonioso.
Este tinto passou por um período de nove meses de estágio em barricas e apresenta uma graduação alcoólica de 12,5%. Graduações alcoólicas mais baixas são afinal cada vez mais habituais, explica este enólogo, assegurando que "cada vez mais é tradição fugirmos aos altos teores alcoólicos.
O Vinho Tinto Baga-Touriga Nacional é um vinho "de 2008, mas ainda com bastante juventude", assegura Osvaldo Amado. Argumentos que terão contribuído para a conquista daquela que foi a única medalha de ouro atribuída a um produtor do concelho de Anadia, no Concurso Nacional de Vinhos.
Na competição estiveram à prova centenas de vinhos de todo o país. "Da região da Bairrada participaram cerca de 40 produtos."
4.º topo de gama Ortigão faz homenagem a Manuel Alegre
Ainda sem data definitiva, mas esperada "antes do Natal" está a quarta colheita topo de gama da Quinta do Ortigão, em quase 10 anos de existência desta marca. Para além de ser um vinho com qualidade superior assegurada, este lançamento tem um significado ainda mais especial para os responsáveis pela Quinta do Ortigão, por se tratar de uma homenagem a um familiar, Manuel Alegre.
É sob o nome 416 - lido como "quatro dezasseis" - que este vinho da colheita de 2008 vai ser lançado no mercado. Era este o número que identificava Manuel Alegre aquando da frequência do colégio militar.
Pedro Alegre, irmão do homenageado e responsável pela Quinta do Ortigão, adianta que este vinho é o resultado de "uma criteriosa selecção de uvas." A Touriga Nacional é a casta predominante neste néctar. Apresenta ainda outras castas, mas em menores quantidades.
Vai tratar-se de "uma produção limitadíssima", adianta Osvaldo Amado. O enólogo concretiza explicando que, se numa produção normal os valores rondam as "cinco/seis toneladas", esta "andou nas duas toneladas e meia."
O 416 está há cerca de oito meses em estágio em barricas. É a prova mensal que vai dizer "quando está em condições de se pôr em garrafa." O vinho terá então de passar ainda por um novo período de estágio em garrafa, antes de ser lançado no mercado.
Vai suceder ao Grande Escolha 2006 , o último topo de gama apresentado pela Quinta do Ortigão, que "já está a esgotar."
Charming promete atrair segmento feminino e masculino
Lugar de destaque no stand tem outro dos novos lançamentos da Quinta do Ortigão, o espumante rosé Charming . É uma nova aposta deste produtor, posta no mercado em Dezembro de 2009.
Este espumante "é uma bebida com glamour, própria para o Verão", adianta Pedro Alegre. Osvaldo Amado explica ainda que este produto "vem colmatar a lacuna existente." O rosé Charming segue "as novas tendências", sendo indicado para os momentos "de lazer, de boa disposição e para o convívio."
Este rosé é feito a partir das castas Baga (50 por cento) e Touriga Nacional (50 por cento). Foi elaborado pelo método clássico e apresenta uma graduação alcoólica de 12%.
"Na boca, apesar de bruto, é bastante delicado." Osvaldo Amado acredita que é uma bebida que vai despertar interesse entre o segmento "feminino e até masculino."
Novidades são também as novas colheitas, já disponíveis.
in: bairrada-wines.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário