quinta-feira, julho 08, 2010

Messias volta a destacar-se nos melhores Syrah do mundo



O vinho tinto Quinta do Valdoeiro Syrah , produzido pelas Caves Messias , volta a ser notícia a nível internacional. Desta vez é a colheita de 2008 a conquistar mais um importante troféu. Foi o único vinho Bairrada a ganhar uma medalha no concurso internacional Syrah du Monde 2010, em França.
Das 130 distinções entregues na edição deste ano, apenas três vieram para Portugal. Uma delas é a Medalha de Prata que o painel de jurados, após três dias de provas, atribuiu ao Quinta do Valdoeiro Syrah 2008.
Esta não é a primeira vez que um Quinta do Valdoeiro Syrah das Caves Messias se distingue entre os melhores vinhos do mundo. Já na edição de 2009 este Syrah tinha conquistado naquele concurso uma Medalha de Ouro, com a colheita de 2007.
"Esta importante distinção comprova que as Caves Messias continuam a fazer dos melhores vinhos do mundo, tão reconhecidos internacionalmente", pode ler-se na página na Internet deste conhecido produtor. "A Quinta do Valdoeiro e a sua já bem conhecida Parcela Norte número 11 (PN11), de onde a casta Syrah provém, é pródiga a obter prémios e medalhas."
Este ano foram submetidas ao concurso internacional Syrah du Monde 387 amostras provenientes de 27 países distintos. O júri atribuiu 37 Medalhas de Ouro e 93 de Prata. Os Syrah produzidos em território nacional trouxeram para casa uma Medalha de Ouro e duas de Prata .
 
Novo topo de gama acabado de sair

As novidades das Caves Messias não se esgotam no Quinta do Valdoeiro Syrah 2008. Este conhecido produtor, com sede na Mealhada, acaba de colocar no mercado o seu mais recente topo de gama. Dá pelo nome de Triunvirato n.º2 e é um vinho de mesa tinto.
Sem denominação de origem, este Triunvirato nasce das castas Touriga Nacional e Syrah provenientes, como o próprio nome denuncia, de três regiões distintas. Na composição do seu lote entra Touriga Nacional da Quinta do Cachão (Douro), da Quinta do Penedo ( Dão) e da Quinta do Valdoeiro (Bairrada). Faz também parte do lote um pouco de Syrah proveniente da mesma Quinta do Valdoeiro.
Esta é a segunda vez que este vinho é editado, tendo o n.º1 sido produzido em 2006. O n.º2, da colheita de 2007, segue " a mesma filosofia de produção, unir numa garrafa de vinho, o que de melhor a Messias produz", explica esta conhecida casa.
Degustar este n.º2 é um privilégio que não vai estar ao acesso de todos. Foram produzidas apenas 2 400 garrafas.
Os elogios já começaram a chegar. A Revista de Vinhos na edição de Junho atribui-lhe uma nota de 17,5 valores. É descrito como possuidor de uma "excelente cor e aroma profundo, com flores discretas, frutos do bosque, tudo com bastante impacto e sedução." O corpo é "mastigável , com taninos maduros e sedosos, grande profundidade de fruto, textura óptima, perfeita acidez."
É um vinho "tinto moderno mas com classe, longo e distinto no final." Quanto a acompanhamento, "as suas características tornam-no indicado para estufados ou pratos de carnes vermelhas com molhos de especiarias."

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: