terça-feira, julho 20, 2010

Scaphoideus titanus e Flavescência Dourada ameaçam vinhedos da região


Pode constituir uma ameaça aos vinhedos da região se não for devidamente tratada. A Estação de Avisos da Bairrada emitiu na passada sexta-feira, dia 16, uma circular onde alerta para a praga Scaphoideus titanus e a doença da Flavescência Dourada.
Os viticultores com vinhas na freguesia da Mealhada, bem como todos os viveiristas das freguesias de Antes, Mealhada, Vacariça e Ventosa do Bairro, estão obrigados à realização de tratamentos insecticidas e respectivo registo.
A todos os viticultores com vinhas nas restantes freguesias onde existe o insecto vector (Antes, Vacariça e Ventosa do Bairro) recomendam-se, igualmente, os tratamentos indicados pelos Avisos Agrícolas e constantes da circular.
A Flavescência Dourada é uma doença provocada por um fitoplasma, um organismo de quarentena listado na legislação fitossanitária e, como tal, objecto de tomada de medidas de protecção fitossanitária oficiais, quando detectado. Este organismo é disseminado pelo seu insecto vector, um cicadelídeo, o Scaphoideus titanus e pode ser controlado por tratamento insecticida, com produtos homologados, de acordo com circulares emitidas pelo Serviço Nacional de Avisos Agrícolas.

Despacho obriga ao tratamento 

O Scaphoideus titanus, insecto vector da doença da Flavescência Dourada (FD), já foi capturado em várias armadilhas das freguesias de Antes e Mealhada (concelho da Mealhada), estando confirmada a presença da doença na freguesia da Mealhada.
Dita o Despacho nº 8439/2010 de 19 de Maio, que é obrigatória a realização de tratamentos insecticidas contra o Scaphoideus titanus para todos os viticultores e produtores de campos de pés-mães de material vitícola, nas freguesias onde está confirmada a doença, e para todos os viveiristas das freguesias onde se verifique a presença do insecto.
Os viticultores e viveiristas devem realizar, de imediato, um tratamento contra esta praga, que deverá ser repetido num intervalo de 15 dias, com os produtos homologados (ver quadro).
Já na circular de 11 de Junho, a Estação de Avisos da Bairrada alertava para a Flavescência Dourada, então confirmada na Região Centro, concretamente no concelho da Mealhada.
 

Sem comentários: