terça-feira, agosto 03, 2010
Expresso sugere vinhos da Adega Cooperativa de Cantanhede
Porque "nada como as férias para usufruir", seja "do tempo", ou "das coisas boas da vida, como um bom vinho", o Expresso do último sábado, dia 31 de Julho, apresenta um caderno inteiramente dedicado ao "Vinho de Portugal e do Mundo".
Entre as diversas sugestões, produzidas de Norte a Sul do país, um produtor da Bairrada surge em destaque, com dois dos seus vinhos a serem recomendados. Falamos da Adega Cooperativa de Cantanhede , com um vinho branco e um tinto a figurarem na lista de indicações.
O vinho tinto Bairrada destacado naquela publicação é o Marquês de Marialva Baga Reserva 2006. Pode ler-se que se trata de um "vinho de cor rubi carregada, com aroma intenso a frutos vermelhos, compota de pêssego, e um toque vegetal a pinho e resina, bem característico da casta Baga." A nota refere ainda que "a complexidade deste conjunto culmina com nuances de tabaco, especiarias e baunilha, conferidas sobretudo pelo seu tempo de estágio."
Já na boca "é um vinho muito elegante com estrutura média e final longo e harmonioso." A temperatura adequada de consumo situa-se entre os 16 e os 18.ºC. Acompanha bem "pratos de carne, especialmente os mais bem condimentados, caça e queijos curados."
É também uma Marquês de Marialva o vinho branco da Adega Cooperativa de Cantanhede destacado neste dossier especial do Expresso. O Marquês de Marialva branco 2009 aparece descrito como um "branco de cor citrina e brilhante, com tons esverdeados."
No que diz respeito ao aroma, é "frutado maduro, e nele salientam-se, em particular, o ananás, alperce maduro, pêssego em calda e um toque fresco a citrinos." Por fim, "na boca é fresco, mineral, com bom volume, e elegante e persistente."
A temperatura de consumo situa-se entre os 06 e os 10.ºC, acompanhando "pratos de peixe grelhado e no forno, comida italiana e saladas."
Família Campolargo referenciada no Turismo de Habitação
As referências à Bairrada não se esgotam nas sugestões de vinhos. O Expresso vai mais longe e, entre outros conselhos, deixa a referência a diversos "hotéis com vinho" um pouco por todo o país. Entre eles está a bairradina Casa de Mogofores, da família Campolargo .
São espaços que "permitem a está cansado dos excessos do trabalho e da vida diária dissipar os efeitos do stress, retemperar as forças", escreve José Miguel Dentinho. As empresas vitivinícolas parecem estar a despertar para esta realidade aproveitando "as condições dadas pelas suas propriedades para fazer nascer alojamentos, pequenos hotéis ou casas de turismo rural. Aliados à possibilidade de visitar as propriedades e as adegas, de provar os seus vinhos, acompanhados ou não da gastronomia local, e de uma oferta alargada de coisas agradáveis para fazer."
Na sugestão de visita à Bairrada, o turista vive um encontro "com a história." Esta casa de Turismo de Habitação familiar é um edifício ligado à história do século XIX, situado em Mogofores (Anadia).
Os contactos da Casa de Mogofores são o 231 512 448 e o 968 902 502. O endereço electrónico é joana@casademofores.com, tendo ainda uma página na Internet, em www.casademofores.com.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Adega Cooperativa de Cantanhede,
Bairrada,
Campolargo,
Expresso,
Turismo de Habitação,
Vinhos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário