quinta-feira, setembro 02, 2010

Aníbal Coutinho anda à descoberta dos melhores vinhos do ano


Está na rua a demanda de Aníbal Coutinho pelos melhores vinhos do ano. O reputado enólogo, crítico e jornalista procura os néctares de maior qualidade, produzidos em território nacional, para recomendar na edição 2011 do guia Copo & Alma - XXX melhores vinhos portugueses. O novo guia tem publicação prevista para o próximo mês de Dezembro.
Aníbal Coutinho explica que se trata "de um projecto editorial que se iniciou em 2004, no seio da revista Evasões, e que na edição de 2005 foi acolhido pelos jornais diários Diário de Notícias e Jornal de Notícias."
A partir da edição de 2010, o guia saltou para o site www.w-anibal.com, "sendo o primeiro guia electrónico de vinhos no país e, talvez, no mundo." É nesta plataforma que vai dar a conhecer os vinhos que se revelem merecedores de recomendação para o próximo ano.
Neste guia, o autor pretende seleccionar "os vinhos de qualidade superior que chegaram ou chegarão às melhores garrafeiras durante o segundo semestre de 2010 ou durante o primeiro semestre de 2011."
Aníbal Coutinho estima apresentar "aproximadamente 250 referências, que serão organizadas por região e por classificação."

Prazo termina a 24 de Setembro
 
A selecção, em prova cega certificada, dos melhores vinhos de todas as regiões acontece na câmara de provadores da CVR da Península de Setúbal, em Palmela. As 10 sessões de provas ocorrerem a partir do dia 1 de Outubro de 2010.
O autor adianta que a sala de provas estará aberta a outros enófilos que queiram participar neste momento especial, devendo manifestar esse interesse atempadamente, por razões logísticas.
Os produtores interessados em submeter os seus produtos a esta prova cega devem enviar "os seus melhores vinhos efervescentes e fortificados, desde que obedeçam ao critério de novidade no mercado." Têm até dia 24 de Setembro para o fazer.
A ViniPortugal disponibiliza aqui o texto onde Aníbal Coutinho explica todos os pormenores sobre esta iniciativa.

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: