quinta-feira, setembro 23, 2010
Bairrada aumenta produção de vinho em 20%
Os últimos dias de vindima estão a confirmar as expectativas de um crescimento significativo da produção de vinho na Bairrada em 2010. A mais recente informação adiantada pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) aponta mesmo um crescimento na ordem dos 20%, em relação à produção registada na última campanha.
Com a maior parte das uvas já vindimadas, o balanço quantitativo revela-se assim ainda mais animador do que a previsão inicial. Recorde-se que as estimativas do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, em finais de Agosto, apontavam uma subida de 13% na produção da Bairrada.
Mas não é só a nível quantitativo que campanha de 2010 está a mostrar bons resultados. A Comissão Vitivinícola da Bairrada salienta que "não são de registar quaisquer problemas decorrentes do estado do tempo sobre a vindima." As condições climatéricas também ajudaram, permitindo uma "produção de uvas em perfeito estado sanitário."
Vinhos "de muito boa qualidade" é por isso o que se espera na colheita de 2010. Parece assim "confirmar-se um fecho de década que trouxe à Bairrada colheitas quase sempre muito boas, o que tem sido muito favorável para o incremento da venda de todos os nossos produtos quer no país, quer no estrangeiro."
Confirmado um "ano de excelente qualidade" para os espumantes
A vindima prossegue nesta região, agora com as atenções voltadas para as castas tintas, "geralmente mais serôdias e por isso as últimas a serem colhidas." Estima-se que a grande maioria chegue às adegas durante esta semana, pelo que a vindima deve estar concluída "no fim do mês de Setembro ou início de Outubro."
Segue-se ainda a "vindima de uma quantidade significativa de uvas que vai compor os vinhos tintos de maior qualidade." A nota divulgada pela CVB explica que essas uvas "vão ser colhidas de videiras que continuam a fazer os cachos aumentar de qualidade, quer em grau, quer em cor, quer em sabor."
Confirmada está entretanto a "excelente qualidade dos espumantes e dos vinhos brancos já totalmente vindimados", nascidos das primeiras uvas colhidas nesta campanha. Seja espumante branco, rosado ou tinto, os dados apontam mesmo para mais um "ano de excelente qualidade" para todos os que sejam "produzidos, totalmente ou parcialmente," a partir daquela que é uma das castas mais características da Bairrada, a Baga.
in: bairrada-wines.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário