terça-feira, setembro 14, 2010

Espumantes e vinhos brancos dominam em Setembro

Oito vinhos, entre espumantes e vinhos brancos, produzidos por diferentes casas da Bairrada, merecem o destaque da Revista de Vinhos, nas "Novidades" de Setembro.
São precisamente os vinhos da Bairrada que dominam, logo nas primeiras páginas, o espaço dedicado aos espumantes. As quatro propostas apresentadas são todas elas produzidas nesta mesma região.
Dois destes espumantes têm a assinatura das Caves do Solar de S. Domingos , sendo ambos classificados com uma nota de 15,5 valores. O primeiro é o Elpídio 70. A Revista de Vinhos refere um vinho "não muito exuberante mas bastante limpo no aroma, com notas citrinas e de frutos secos."
Pode ler-se ainda que é "mais intenso de boca, muito focado na lima e ananás verde. A acidez viva e crocante torna-o especialmente indicado para a mesa."
O segundo espumante da S. Domingos em destaque é o Lopo de Freitas 2007. Apresenta "bolha fina e aroma jovem, com elegantes notas de maçã verde e lima." Na boca é "bastante vigoroso", para além de "bastante limonado, com acidez muito incisiva."
A Revista de Vinhos escreve que se trata de "um espumante de qualidade evidente, mas ainda demasiado jovem ." 
 
Sugestões contemplam três espumantes brancos e um rosé 
 
Uma avaliação de 16 é quanto recebem os outros dois espumantes Bairrada em destaque naquela publicação. O Quinta das Bágeiras Super Reserva 2006, produzido por Mário Sérgio Nuno , é um deles.
A prova revela "um espumante sério, para pratos de sabor intenso", escreve a Revista de Vinhos. É um vinho que "mostra no aroma o perfil clássico e austero dos espumantes da casa, com leves notas tostadas, vegetal seco, citrinos maduros." A nota refere ainda que é "bastante encorpado, com bolha fina que realça as sugestões limonadas, amplo e cheio de sabor, num estilo bastante personalizado e seco."
E é um rosé que fecha a lista dos espumantes enumerados nas "Novidades" de Setembro. O Quinta dos Abibes rosé 2007 volta a ser motivo de destaque, recebendo uma classificação de 16 valores.
Este espumante, produzido pela Quinta dos Abibes , apresenta "cor e aromas intensos, desdobrando-se em nuances de fruta fresca (framboesa, amoras, morangos). " A avaliação refere ainda "muito fruto (limpíssimo!) igualmente na boca, num estilo vivo e irreverente, jovem e franco, mas sempre bastante equilibrado e composto."
O resultado final é um espumante rosé "muito atractivo, com o ligeiro açúcar residual a sugerir o consumo como aperitivo, antes da refeição."

Secção da Bairrada representada por três brancos
 
Da mesma forma que a Bairrada domina o espaço dedicado aos Espumantes, também os vinhos brancos ocupam todo o espaço dedicado à região da Bairrada nas mesmas "Novidades." São três propostas distintas, com a assinatura de três produtores da Bairrada, um sedeado no concelho de Cantanhede, outro no da Mealhada e o terceiro no concelho de Anadia.
É no concelho de Cantanhede que nasce o Quinta de Baixo Reserva branco 2007, produzido pela homónima Quinta de Baixo .
A Revista de Vinhos distingue-o com 16 valores, destacando que "tem uma bela evolução aromática que lhe dá complexidade e elegância, misturando frutos secos, notas minerais e especiarias."
Este vinho branco Bairrada apresenta "boca austera, com boa acidez frutada, suaves fumados no final vigoroso, seco, longo e limonado." Tem "personalidade", sendo que "ainda vai evoluir bem na garrafa."
Já do concelho da Mealhada brota o Messias Selection 2009, produzido pelas Caves Messias , aqui distinguido com 14 valores. É um vinho branco "com notas de fruta cozida e fresca, algum ananás. N a boca mostra um corpo leve mas com boa acidez e limpeza a mostrar vocação de aperitivo. Termina simples, mas com delicadeza e frescura."

"Novidade" das Beiras também é branco
 
Manuel dos Santos Campolargo é o produtor por detrás do terceiro branco em destaque, merecedor de 15 valores. Falamos do Vinha do Putto 2009, um vinho de "aroma algo contido mas bem afinado e focado no fruto sóbrio."
Já na boca "está super delicado, com fruto bonito, franco e determinado, termina suave mas persistente." Quanto à sugestão gastronómica, é um vinho que acompanha bem peixe gordo grelhado.
A fechar as "Novidades" locais, mas da região das Beiras, um único nome surge este mês, sendo afinal um nome bem conhecido na Bairrada. Luís Pato conquista com o seu regional Beiras Vinhas Velhas 2009 uma classificação de 16 valores.
A revista de Vinhos refere um vinh o de "aroma bastante atractivo, com muita ligeira tosta, notas fumadas, citrinos, ananás." Na boca é "muito leve" e "delicado", além de "não especialmente encorpado, mas bastante expressivo, vivo e elegante no final com notas minerais e especiadas."





in: bairrada-wines.com

Sem comentários: