quinta-feira, setembro 16, 2010

Prova cega reforça qualidade dos vinhos brancos





Uma prova cega a 64 brancos, entre eles três vinhos da Bairrada, mostra que já é hoje possível encontrar mais brancos, e de melhor qualidade, nas várias regiões produtoras de vinho em Portugal. Estas são as conclusões que a Revista de Vinhos revela na sua edição de Setembro, num trabalho intitulado "Portugal de Branco."
O mito que "Portugal era um país de tintos" parece estar a ficar para trás. A equipa da Revista de Vinhos foi afinal descobrir vinhos brancos com qualidades capazes de "envergonhar aqueles que pensavam e diziam que 'vinho é tinto'."
Os vinhos à prova mostraram "grande equilíbrio e profundidade, comprimento e largura." Aquela publicação não tem mesmo dúvidas que esta é "uma grande altura para gostar de vinhos brancos em Portugal."
Os 64 vinhos submetidos a esta prova cega alcançaram pontuações entre os 15 e os 18 valores, ou seja, entre uma classificação de "bom, sólido e bem feito, bebe-se com prazer" e um vinho "excelente, de grande categoria e potencial."
A maioria (22 vinhos) obteve uma classificação de16 valores. Quanto aos restantes, 17 brancos receberam 16,5 valores, 12 tiveram 17 valores, cinco conseguiram 17,5 valores, três conquistaram 18 valores, outros três tiveram 15,5 e os restantes dois vinhos brancos receberam 15 valores nesta prova.  

Vinhos Bairrada conquistam 16 e 17 valores
 
Os três únicos representantes da Bairrada nesta prova arrecadaram pontuações de 17 e 16 valores. O Vinha Formal 2009, produzido por Luís Pato , é um dos brancos da Bairrada que conquistou uma avaliação de 17.
A prova revelou um vinho de "aroma sofisticado, com notas de alperce, laranja, finos apontamentos minerais. Boca super delicada, acidez aveludada, excelente cremosidade, final mineral, fresc o e pleno de elegância."
Este é um vinho que pode ser bebido já e vem referenciado com um custo de 16,95 euros.
Com 17 valores surge ainda o vinho branco Encontro 1 2009, produzido pela Quinta do Encontro. É também ele um vinho que pode ser bebido já e cujo custo ronda os 20 euros.
O outro representante dos vinhos brancos da Bairrada nesta prova cega é o Diga? 2008. O vinho com a assinatura de Manuel dos Santos Campolargo é descrito como detentor de uma "cor dourada, aroma a pólvora e tosta, fruto bem maduro, bom corpo na boca, alguma untuosidade, boa acidez e secura, muito carácter, final longo."
O custo deste vinho situa-se nos 9,90 euros. Pode ser bebido já, ou guardado.

 in: bairrada-wines.com

Sem comentários: