quinta-feira, outubro 07, 2010

Casamento de pinot noir da Bairrada e do Douro dá origem a espumante CCCP



É apresentado na próxima sexta-feira aquele que é um espumante nascido do casamento entre uvas da casta pinot noir produzidas na Bairrada com uvas, da mesma casta, produzidas no Douro.
A notícia deste novo vinho, nascido da parceria entre um produtor da Bairrada, Carlos Campolargo , e um produtor do Dão, Celso Pereira, é divulgada hoje na página na Internet do Jornal de Notícias. O local escolhido para a apresentação é o restaurante D.O.P., no Porto.
Dá pelo nome de CCCP este espumante que, já está desvendado, é bruto, com acidez elevada, feito a partir de uvas vindimadas muito cedo, expressamente para a elaboração de espumantes, com grau de álcool potencial muito baixo e gastronómico.
Quanto à ideia deste espumante feito com pinot noir da Bairrada e do Douro, nasceu do produtor bairradino, que depois lançou o desafio a Celso Pereira.
A nota publicada lembra ainda que o primeiro espumante a sair para o mercado foi feito com uvas "pinot noir" da Bairrada e do Douro, em partes iguais, da colheita de 2007. Foram feitos até agora espumantes de três colheitas, 2007, 2008 e 2009, com produções que rondam as 6.500 garrafas, sendo que em 2010 a parceria vai voltar a dar frutos.

1 comentário:

Jorge disse...

Não sei se os autores do espumante têm essa informação presente, mas CCCP é como se escreve URSS em alfabeto cirílico...