quinta-feira, outubro 21, 2010

Quinta de Baixo recebeu centenas de convidados para "Lavar os Cestos"


Centenas de clientes, amigos e fornecedores da Quinta de Baixo responderam ao convite desta casa sediada em Cordinhã (Cantanhede) e juntaram-se no último sábado, dia 16 de Outubro, para uma tarde e início de noite especiais.
A Quinta de Baixo decidiu levar à risca o provérbio, segundo o qual "até ao lavar dos cestos é vindima" e recriou mesmo este momento, inserido num programa diversificado de actividades. Foram cerca de 350 as pessoas que participaram nesta iniciativa, que pretendia marcar de forma especial o final de uma longa e exaustiva vindima.
"O objectivo foi agradecer às pessoas que trabalham connosco nas vinhas durante todo o ano, aos colaboradores da quinta, e a todos os que de alguma forma colaboram para o sucesso desta colheita. Foi também para recordarmos, com saudade, tradições perdidas. E por último, mas não menos importante, agradecer ao Criador e à Mãe Natureza o quanto têm sido generosos connosco", explica Jorge Silva, gerente da Quinta de Baixo.
Os festejos começaram depois de almoço e duraram até ao início da noite. Os visitantes foram convidados a participar na celebração de uma missa de agradecimento, conduzida pelo pároco Luís Francisco, que abriu o programa das celebrações.
Seguiu-se então a encenação do lavar dos cestos, que deu nome à festa, enfeitada com o pronuncio de alguns provérbios populares alusivos ao tema e acompanhados pelo grupo de bombos "Sempre a Bombar" de Cordinhã. As viticultoras, trabalhadoras da vinha, ofereceram bolos ornamentados com fitas e pêndulos diversos, desde uvas a biscoitos, à semelhança do que era feito outros tempos, ao enólogo Sérgio Silva.


Visitas à adega e degustação de vinhos preencheram parte da tarde
 
Um conjunto de jogos tradicionais animou parte da tarde do último sábado, envolvendo vários convidados. Já os paladares dos visitantes foram presenteados com alguns ex-libris locais, desde os Bolos de Ançã, aos enchidos tradicionais da região.
O vinho também não poderia faltar à festa, ou não fosse esta uma casa produtora de vinhos Bairrada. Os visitantes foram convidados a degustar um lote especial de vinho tinto para a ocasião.
Quem passou pela Quinta de Baixo ao final da tarde teve também direito a uma merenda, preenchida com um porco no espeto e caldo verde com broa.
Durante a festa, realizaram-se ainda visitas guiadas à Adega e na sala de provas degustavam-se os vinhos da Quinta de Baixo, que poderiam posteriormente ser adquiridos na loja.
O programa dos festejos fechou com um espectáculo musical, trazido por um dos colaboradores da casa, Pedro Narciso dos "Ecos d'Adega", acompanhado por Pedro Morais no jambé.
 
 
 
 

Sem comentários: