terça-feira, outubro 19, 2010

Vinhos Bairrada mostraram-se imunes ao passar dos anos


Entre os vinhos que há longos anos repousavam na cave do restaurante Dom Pepe, quatro dos 10 que se apresentavam em "excelente forma" têm selo Bairrada.
A equipa de "limpeza de garrafeiras" da Revista de Vinhos foi, na edição de Outubro, à descoberta dos néctares guardados neste restaurante da Parede. No total dos 44 vinhos provados, para além dos 10 "em excelente forma", 11 mostraram-se "em boa forma" e todos os restantes "decadentes ou já 'defuntos'."
As Caves Aliança foram a casa da Bairrada com mais vinhos "em excelente forma" nesta prova, com o Caves Aliança Garrafeira 1966 e o Galeria Cabernet Sauvignon 1990 em destaque. A nota da prova descreve o primeiro como "complexo e intenso, algum tabaco, especiaria, resinas muito elegantes." Mostrou-se ainda "bastante exótico na boca, algum café com fruto e algum bolo". O final é "longo e fino."
Já sobre o Galeria Cabernet Sauvignon 1990, a equipa descreve "vegetal especiado mas ainda com algum fruto, algum pimento verde, bom fruto, com tanino activo, final longo e fumado."
Entre os vinhos "em excelente forma" surge um outro Bairrada, desta feita produzido pelas Caves do Solar de São Domingos , o São Domingos Garrafeira 1980. A nota da prova refere "notas de nougat, amêndoa, fruto em passa, bem estruturado na boca, excelentes taninos, longo e especiado, pleno de vida."
O último vinho desta região que se mostrou indiferente à passagem do tempo é o Caves do Barrocão tinto Velha Reserva 1968. É descrito como "um tinto ainda a dar muito prazer a beber e pleno de exotismo."
A equipa não exclui ainda assim a hipótese de ter "tido azar com as garrafas abertas para o caso dos vinhos menos bons ou moribundos."

Sem comentários: