terça-feira, novembro 02, 2010

São Domingos encerra vindima 2010 crente numa boa colheita

Já está na adega toda a uva recolhida pela equipa da São Domingos na vindima 2010, aguardando-se agora uma colheita que "dê continuidade ao prestígio das Caves do Solar de São Domingos", anuncia esta casa sediada em Ferreiros (Anadia).
O balanço final da vindima 2010 dá conta de um momento que decorreu "com a normalidade habitual, sempre com muita adrenalina e espírito de sacrifício de toda a equipa São Domingos e o empenho e dedicação dos nossos viticultores."
A vindima voltou a dividir-se entre espumantes e brancos/tintos. A primeira vindima, a dos espumantes, arrancou a 08 de Agosto com o corte de uvas da casta Pinot Noir, Chardonnay e Sauvigon Blanc, seguindo-se depois as castas nacionais, Baga, Bical, Maria Gomes, Arinto e Cercial.
"As maturações estavam óptimas, os açucares normais e com a acidez necessária para criar os vinhos base para espumante", adianta a São Domingos. Segundo Susana Pinho, enóloga desta casa, é esperada uma colheita sem grandes alterações relativamente aos anos anteriores com uvas muito sãs, apresentando um aspecto estupendo o que augura ser uma boa colheita.
Os primeiros vinhos fermentados transmitem boas sensações tanto a nível aromático como gustativo, mostrando uma vez mais as potencialidades da região da Bairrada para a produção de vinhos brancos e espumantes.
Já a vindima das castas tintas prolongou-se até meados de Outubro. As uvas foram "muito castigadas pelo forte calor que se fez sentir neste Verão anormalmente seco, tendo provocado algum desequilíbrio nas maturações."
As expectativas são ainda assim "elevadas pela quantidade e qualidade, esperando-se vinhos carregados de cor e ricos em ácidos, contudo bem equilibrados e com taninos bem estruturados."

Acções de formação promovem melhoria da qualidade das uvas 

São duas as acções de formação que as Caves São Domingos promove por ano junto dos seus viticultores e este ano também não foi excepção. Com o aproximar da vindima, os técnicos de campo deslocaram-se às vinhas para acompanhar as maturações das uvas e planear ao detalhe a vindima.
O resultado foi "uma excelente vindima com as uvas da variedade Baga, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah." Afinal, é objectivo destas acções "criar maior rigor e profissionalismo no trabalho de campo, permitindo aumentar a qualidade das uvas fornecidas. "
Já na adega, e antes ainda de entrarem na prensa, as uvas são todas vistoriadas numa mesa de escolha, com o objectivo de atingir máxima qualidade no produto final. Esta conjugação "permite construir vinhos Bairrada de qualidade, modernos, elegantes e reconhecidos no mercado nacional e internacional."
 
in: bairrada-wines.com

Sem comentários: