terça-feira, dezembro 14, 2010

Quinta das Bágeiras e Pé Franco nos 200 Melhores Vinhos de Marcelo Copello

Pode ler-se por duas vezes o nome Bairr ada no "Top 200 - Melhores Vinhos 2010" que Marcelo Copello acaba de revelar. Um é um espumante, produzido pela Quinta das Bágeiras . O outro surge na categoria dos vinhos tintos e é produzido por Luís Pato .
Os 200 vinhos seleccionados por Marcelo Copello este ano dividem-se em 38 brancos, nove rosés, nove doces e fortificados, 13 brasileiros (tintos e brancos), sete espumantes brasileiros, 10 espumantes do mundo e 114 tintos.
O Quinta das Bágeiras Grande Reserva 2002 é o único vinho Bairrada referenciado entre os 10 espumantes do mundo de 2010 que este conhecido jornalista brasileiro elegeu entre os melhores.
Já entre os melhores tintos de 2010, o único representante da Bairrada é o Quinta do Ribeirinho Pé Franco 2008 , produzido por Luís Pato.
Na selecção de vinhos brancos e nos doces e fortificados, a Bairrada não conseguiu nenhum destaque. Nos rosés, nem a Bairrada, nem qualquer outro vinho português são sugeridos.
Marcelo Copello avaliou cerca de 5.800 vinhos, de 17 países, para chegar a estes vinhos merecedores de integrar o top dos 200 melhores de 2010.

Selecção contempla apenas vinhos disponíveis no Brasil 
 
Este é o 10.º ano que Copello dá a conhecer a lista completa daqueles que considera serem os "Top 200 - Melhores Vinhos do Ano." O objectivo por detrás deste trabalho continua a ser o de apresentar "um serviço aos leitores" da sua página. E é precisamente na sua página que o Copello volta a divulgar a revista com esta selecção.
O "Top 200 - Melhores Vinhos 2010" apresenta uma selecção dos melhores vinhos que provou em 2010. "Todos os anos degusto tecnicamente mais de cinco mil vinhos e selecciono os 200 melhores", refere o autor.
Para chegar a estes 200, Copello voltou a considerar apenas néctares que provou entre Dezembro de 2009 e Dezembro de 2010. "A preferência nos vinhos seleccionados é para as novidades, as safras mais recentes e para os provados às cegas."
Destaque ainda para o facto de "todos os seleccionados estão presentes no mercado brasileiro e se destacaram dentro de suas categorias de preço, tipo (tinto, branco, etc.) e estilo (corpo, região, idade, etc.). Não coloco vinhos que não estejam disponíveis no Brasil, pois seria injusto com os leitores publicar vinhos com preços em euros, por exemplo."
O autor frisa ainda que, com esta selecção pretende "oferecer um panorama do que há de novo e de bom no mercado, proporcionando ao leitor opções de compra para todos os gostos, bolsos e ocasiões."
Destaca também o facto de não serem "'os melhores vinhos do mundo', pois este tipo de lista se repetiria, com poucas variações, ano após ano, contendo nomes que dispensam apresentações, mas requerem saldo bancário. Esta também não é simplesmente uma lista dos 'meus predilectos do ano', pois assim eu teria de incluir grandes ícones de safras antigas, mas esta informação seria pura soberba e de pouca utilidade ao leitor."

Portugal é o 4.º país que mais exporta para o Brasil 
 
Mais do que elencar os melhores vinho de 2010, Marcelo Copello publica aqui um conjunto de artigos, onde se destaca aquele em que ensina "como degustar vinhos", desde o olhar, ao olfacto, bem como paladar e tacto. Acidez, doçura, salgado e amargor são algumas das experiências aqui explicadas.
Num outro trabalho desta publicação gratuita, os vinhos portugueses voltam a ser destacados . Orestes de Andrade Jr. escreve sobre "Importações: Chile, Argentina, Itália, Portugal dominam o mercado."
O texto revela que estes quatro países "são responsáveis pelo envio de mais de 90 por cento do vinho importado consumido pelos brasileiros". Só Portugal, que surge na quarta posição, contribuiu para este mercado "com 6,3 milhões de litros até Outubro."

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: