terça-feira, janeiro 25, 2011

140 vinhos Bairrada e Beiras sugeridos no Guia de Rui Falcão


O "Guia de Vinhos 2011" está na rua e com ele vêm um total de 140 vinhos da Bairrada e das Beiras que Rui Falcão provou. O reputado jornalista de vinhos partilha agora com os seus leitores, para além da nota de prova, uma análise detalhada sobre cada experiência.
O Guia está dividido por regiões e, dentro de cada região, por produtores. Mais do que apresentar as suas experiências com cada um dos vinhos provados, Rui Falcão apresenta ainda um pequena nota introdutória sobre cada produtor, "estimando a sua qualidade, a personalidade dos vinhos, o carácter e filosofia que sustentam o produtor."
O autor deixa mesmo aos seus leitores a convicção que "esta é uma ferramenta preciosa e indispensável para interpretar e conhecer os fundamentos de cada produtor, as idiossincrasias e o temperamento dos vinhos." Engloba, para além dos vinhos nacionais, néctares oriundos da Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Chile, Espanha, França, Grécia e Itália.
Quanto à Bairrada em concreto, são 10 as páginas que lhe dedica neste Guia, seguidas de outras 12 focadas nas Beiras. A nota mais alta que atribui à região é um 18,5, sinónimo de que se trata de um "vinho extraordinário."
Luís Pato é o produtor com mais vinhos que se mostraram merecedores desta nota. Quinta do Ribeirinho Pé-Franco 2008 e Vinha Formal 2009 foram os dois néctares que Rui Falcão premiou com esta classificação.
Uma nota de 18,5 valores é quanto recebem ainda o Sidónio de Sousa Garrafeira (Última Edição) 2005 e o Quinta de Foz de Arouce 1991 (numa prova vertical).

Oitavo ano consecutivo desta publicação
 
Este é o oitavo ano consecutivo que Rui Falcão assume o "imenso desafio de escrever um guia de vinhos", explica o jornalista aos seus leitores. O projeto "assumiu e continua a assumir um carácter editorial sólido, apoiado em convicções fortes sustentadas numa experiência continuamente alargada."
Mas a obra não se limita a dar informação sobre as diferentes regiões portuguesas e a elencar as notas de prova de cada um dos vinhos. Rui Falcão apresenta ainda nesta edição uma análise sobre as colheitas 2007/2008/2009, bem como "A minha escolha 2011" e "Melhores relações qualidade/preço de 20011".
A fechar, este crítico de vinhos deixa um top de vinhos portugueses, um top de vinhos estrangeiros, para além da indicação de onde comprar vinhos na web.

(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: