terça-feira, janeiro 18, 2011

Aliança, Bágeiras e Sogrape conquistam três Prémios W´2010 para a Bairrada


Três casas ligadas à Bairrada arrecadaram o troféu máximo em três das 18 categorias que os Prémio W'2010 distinguiram no passado sábado, dia 15. Os vencedores foram revelados numa emissão on-line e em direto a partir de www.w-anibal.com, naquela que é a "gala menos poluente de todas as galas", explica o conhecido enólogo e crítico de vinhos Aníbal Coutinho.
A Quinta das Bágeiras, do produtor Mário Sérgio Alves Nuno, foi uma das grandes vencedoras da tarde. Trouxe para a Bairrada o prémio de Melhor Produtor de Vinhos Efervescentes.
É uma premiação do "amor pelo vinho efervescente e a arte familiar no trabalho nas vinhas e na adega com uvas que mal amadurecem", pode ler-se no documento final que apresenta os vencedores desta edição, disponível aqui.
"Com história secular de aguardentes afamadas, a Quinta das Bágeiras, na Bairrada, goza de um impulso criativo e amplificador, sob o comando de Mário Sérgio Nuno e com o apoio enológico de Rui Moura Alves."
A Quinta das Bágeiras concorria ao lado de outras seis casas da Bairrada, Aliança- Vinhos de Portugal, Caves da Montanha, Caves do Solar de São Domingos, Caves São João, Luís Pato e Quinta dos Abibes.

Underground Museum vence Melhor Enoturismo sem Estadia
 
O Prémio de Melhor Enoturismo sem Estadia foi para aquele que é considerado "um dos mais atrevidos projetos de fusão de arte e vinho de Portugal." Falamos do Aliança Underground Museum, situado nas instalações da Aliança - Vinhos de Portugal, em Sangalhos (Anadia).
"O comendador Berardo encontrou nas caves velhas da Aliança, em Sangalhos, o espaço ideal de interação com uma parte muito significativa da sua coleção de arte. O Aliança Underground Museum, inaugurado m abril de 2010, já registou mais de 30 mil visitantes e contribuiu para um novo olhar e visita da Bairrada."
Também da Bairrada, e do mesmo concelho de Anadia, era outra casa concorrente nesta categoria, a bairradina Quinta do Encontro.

Nomeações não garantiram troféu à Bairrada em todas as categorias
 
Outra casa ligada à Bairrada distinguida nos Prémios W'2010 foi a Sogrape Vinhos, na categoria de Melhor Produtor de Vinhos Tranquilos (Vinho Diário). Anibal Coutinho lembra que, no seu "Guia Popular de Vinhos", "de todas as empresas produtoras que enviaram os seus vinhos para a prova cega que escrutina a minha seleção, a Sogrape Vinhos foi a que maior pontuação obteve numa classificação que entra em conta com o número de referências selecionadas e com os respetivos volumes de produção."
Nomeadas nesta categoria, com ligação à Bairrada, estavam ainda a Bacalhôa - Aliança, Quinta do Carmo, as Caves São João, a Quinta da Aveleda e a Global Wines - Dão Sul.
Já na categoria de Melhor Indicação Geográfica Protegida (Vinho Regional) o prémio não veio para a região, mas as Beiras era um dos nomeados. O mesmo aconteceu na categoria de Melhor Serviço de Vinhos em Restaurante Integrado, onde estava nomeada a Arcadas da Capela, Quinta das Lágrimas, em Coimbra.


"Todos os nomeados são vencedores e verdadeiros faróis na árdua luta"
 
Ligação à Bairrada tem também um dos nomeados na categoria de Jovem Enólogo do Ano, mas que viu fugir o troféu. Falamos do enólogo Luís Patrão, do Esporão.
A fechar a lista de casas e produtos da Bairrada que estavam nomeados nos Prémios W'2010 surge o CC Campolargo, DOC Bairrada, 2008. Este néctar produzido por Manuel dos Santos Campolargo estava nomeado na categoria de Melhor Vinho Tranquilo Tinto.
Quanto aos Prémios W'2010, Aníbal Coutinho explica que "abrem janelas sobre o trabalho de excelência da fileira do vinho." O enólogo e crítico de vinhos destaca ainda que "a difícil tarefa de seleção e premiação só se justifica se, no arranque de 2011, este escrutínio for aceite de modo construtivo e inspirador: todos os nomeados são vencedores e verdadeiros faróis na árdua luta por um lugar destacado do vinho português no mercado global."

(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: