quinta-feira, janeiro 27, 2011

Espumantes Bairrada são compras aconselhadas no Guia da Revista de Vinhos


O bairrada-wines.com já tinha adiantado que está na rua o "Guia de Compras 2011", publicação anual da Revista de Vinhos. Hoje revelamos o destaque que este "guia para o consumidor" dá aos vinhos Bairrada, os produtores que sugere, os vinhos que provou e mais aprovou.
O destaque começa logo nas primeiras páginas, na secção dedicada aos espumantes nacionais. É dominada pelos vinhos produzidos na Bairrada, e que são distinguidos com classificações que variam entre os 14,5 (sinónimo de um vinho "bom, sólido e bem feito, bebe-se com prazer") e os 17,5 ("excelente, de grande categoria e potencial"). Já os preços vão dos 4,24 a 19.20 euros.
Adega Cooperativa de Cantanhede, Luís Pato, Aliança - Vinhos de Portugal, Manuel dos Santos Campolargo, Caves do Freixo, Caves da Montanha, Caves Primavera, Caves São João, Caves do Solar de São Domingos, Filipa Pato, Kompassus Vinhos, Mário Sérgio Alves Nuno, Quinta dos Abibes, Quinta de Baixo, Quinta do Encontro e Quinta do Ortigão são os produtores da região destacados.
O "líder" em número de referências são as Caves do Solar de São Domingos, com um total de nove espumantes Bairrada aprovados. O melhor classificado destes é o São Domingos Elpídio, um espumante branco com o selo de "Boa Compra 2010." O Guia atribui-lhe um 16,5 (vinho "muito bom, com personalidade e complexidade").

Região que sofreu "uma autêntica revolução"
 
Dezenas de páginas mais à frente é a vez da secção dedicada em exclusivo à Bairrada. Na região que sofreu "uma autêntica revolução", com a alteração dos estatutos, a partir da vindima de 2003, o guia aponta dois "efeitos muito positivos: a qualidade média aumentou, sem margem para dúvidas; e alguns dos melhores vinhos da região, outrora Regional Beiras, ostentam agora o nome Bairrada contribuindo decisivamente para melhorar a imagem regional."
A nota introdutória aos vinhos da região ressalva ainda que esta alteração, e a consequente entrada de outras castas, não mexeu contudo com "os grandes Bairrada feitos de Baga que continuam a maravilhar os apreciadores."
Também os vinhos brancos da região merecem destaque ao ganharem "cada vez mais um espaço próprio", deixando de ter como "destino primordial ser transformados em espumante."
A Adega Cooperativa de Cantanhede, Luís Pato, Aliança - Vinhos de Portugal, Maravilhas da Mealhada, Ataíde Semedo, Aveleda, Carlos Neto, Manuel dos Santos Campolargo, Caves Primavera, Caves São João, Caves do Solar de São Domingos , Dulcínea dos Santos Ferreira, Filipa Pato, Kompassus Vinhos, Manuel Dinis Patrão, Mário Sérgio Alves Nuno, Quinta dos Abibes, Quinta de Baixo, Quinta do Encontro, Quinta da Mata Fidalga e Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias são os produtores aqui destacados.

Vinhos da Bairrada vão do "médio" ao "excelente"
 
As classificações atribuídas aos vinhos Bairrada vão dos 12 ("médio, honesto, simples, correto, sem grandes pretensões") aos 18 ("excelente, de grande categoria e potencial"). Já os preços variam entre os 2 e os 125 euros.
Neste capítulo é Manuel dos Santos Campolargo quem vê mais vinhos provados e aprovados, com um total de 15 referências. Dois deles são mesmo classificados com uma nota de 17,5: o tinto Calda Bordaleza 2007 e o branco Campolargo 2009.
Para cada néctar provado, é possível encontrar o nome, uma descrição, a nota de prova, as fotografias dos rótulos, indicação de consumo e o preço.
O "Guia de Compras 2011" apresenta vinhos de todas as regiões nacionais e vinhos estrangeiros, disponíveis em Portugal, que ao longo do ano 2010 foram provados pela Revista de Vinhos.

(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: