quinta-feira, janeiro 06, 2011
Quinta das Bágeiras motiva workshop no "Saberes & Sabores"
O mundo dos vinhos é uma das áreas que vai estar em destaque na próxima quarta-feira, dia 12, no certame "Saberes & Sabores", em Coimbra. A iniciativa é organizada pelos alunos do curso de Gestão Hoteleira - Restauração e Bebidas, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e está aberta a alunos, profissionais do setor e ao público em geral.
O "Saberes & Sabores" vai decorrer em duas vertentes distintas. Está previsto um conjunto de workshops, dirigidos a alunos e visitantes no geral. Em simultâneo decorre ainda uma feira, onde empresas de norte a sul do país podem ser visitadas nos seus stands.
A Quinta das Bágeiras, de Mário Sérgio Alves Nuno, vai ser o ponto de partida de um destes workshops agendados, o dedicado aos vinhos. É o próprio produtor responsável por esta casa dedicada aos néctares da Bairrada, quem vai conduzir a sessão.
Esta vai ser uma oportunidade para conhecer melhor a Quinta das Bágeiras, bem como as qualidades de um vinho branco, de um vinho tinto e de um espumante. O workshop decorre num auditório preparado para receber 80 pessoas e tem uma duração de 45 minutos. Arranca às 11H00 e, depois de uma pausa para almoço, repete às 15H30 e às 18H30.
Entradas livres
Os workshops previstos abordam ainda apresentações sobre outras duas temáticas, pela seguinte ordem: queijos, vinhos e flair. Os conjuntos das três apresentações arrancam às 10H00, às 14H30 e às 17H30. Cada conjunto engloba os três temas, que começam com uma hora de diferença entre si (10H00/11H00/12H00; 14H30/15H30/16H30; 17H30/18H30/19H30).
Os dois primeiros blocos estão praticamente lotados, ainda que a organização admita poder vir a receber mais algumas pessoas. Aconselha por isso o público externo interessado em participar nos workshops a juntarem-se ao terceiro e último bloco de apresentações do dia. Não é necessária qualquer inscrição prévia e a entrada é gratuita.
Em simultâneo decorre também uma mostra de empresas na zona dos stands, que vão estar divididas por sete salas diferentes. No total são 41 os produtores, das mais diversas áreas que se juntam à iniciativa.
Esta é uma oportunidade para contactar com pessoas e empresas dedicadas ao chocolate, pão, flair, vinho, bares, restaurante, catering, higiene e segurança, chefes de cozinha e diretores de alojamento.
Provas de vinhos ao longo de todo o dia
Também ao longo de todo o dia vão decorrer no bar da Escola provas de vinhos com os néctares das empresas participantes na iniciativa. A participação é também aberta a todos os interessados e gratuita. Vão decorrer entre as 09H00 e as 20H00/20H30.
Este dia de Escola Aberta encerra com um jantar de gala e a entrega de certificados. Acontece a partir das 20H30/21H00 no restaurante da escola, de forma a "terminar o dia em grande", explica Paulo Simões, representante da organização.
Esta é a primeira vez que a Escola de Hotelaria e a própria zona de Coimbra recebem uma iniciativa do género, destaca a organização. O objetivo passa por "conseguirmos mostrar a nossa matéria-prima", ao mesmo tempo que se abrem as portas "para o público externo que queira conhecer a escola" e as empresas envolvidas.
E porque as iniciativas são várias, e a decorrer em paralelo ao longo de todo o dia, à chegada vai existir um ponto de receção de onde os visitantes podem depois ser encaminhados para os diferentes espaços e atividades.
O "Saberes & Sabores" tem o apoio da Escola e o patrocínio de um conjunto de empresas.
(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)
in: bairrada-wines.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário