
"Este espumante é a demonstração de que é possível aliar tradição e inovação com sucesso", explica a São Domingos. "Na conceção deste vinho estiveram presentes os processos de vinificação mais recentes, sendo o trabalho de espumantização baseado nos métodos tradicionais que sempre levaram à distinção dos produtos São Domingos."
A casta aqui presente é a Baga. Sobre o processo de vinificação, a São Domingos adianta que as uvas foram colhidas manualmente, no estado ideal de maturação para a elaboração de vinho base para espumante. Foi então feita prensagem de uva totalmente desengaçada, retirando-se apenas o primeiro mosto. Fermentou de seguida em depósitos de aço inox a uma temperatura controlada de 15ºC.
Engarrafado em 2009, este espumante rosé fez a segunda fermentação em garrafa, onde permaneceu cerca de 12 meses e onde também ocorreu a lenta e delicada "remoage". O "dégorgement" foi realizado cerca de um mês antes do espumante sair para o mercado.
"Love Drink" servida sábado
O resultado final, e que os visitantes do Welcome Center vão poder apreciar no próximo sábado, é um espumante "delicado e perfumado no aroma, com notas frutadas lembrando morangos e frutos silvestres." Já a boca é "cremosa e apetecível, na qual a acidez se encontra envolvida pela fruta de qualidade, resultando num conjunto fresco e elegante."
É um Bairrada que a São Domingos aconselha como uma boa companhia para os pratos de peixe picantes, cordeiro, vitela, aves e sobremesas à base de frutos vermelhos. Deve ser saboreado a uma temperatura entre os 6 e os 8.ºC.
A degustação desta "Love Drink" insere-se no conjunto de atividades que a cidade de Aveiro vai oferecer entre os dias 12 e 14 de fevereiro para celebrar o Dia dos Namorados.
(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)
in: bairrada-wines.com
Sem comentários:
Enviar um comentário