terça-feira, fevereiro 01, 2011

Três vinhos Bairrada eleitos pela Wine entre os melhores de 2010


A abrir 2011, a revista "Wine - A Essência do Vinho" apresenta na edição deste mês uma eleição dos "Melhores do Ano" que passou, onde distingue "quem mais se destacou no vinho e na gastronomia."
Entre as várias páginas dedicadas aos "portugueses que nos enchem de orgulho", é na eleição do "Top Wine 2010" que a Bairrada ganha maior protagonismo. São aqui apresentados os néctares "com melhor pontuação durante o último ano."
Três vinhos Bairrada aparecem destacados nesta lista, ambos com a mesma pontuação, mas com preços distintos. O primeiro a surgir é o tinto Encontro1 2008, da Dão Sul Sociedade Vitivinícola. É um vinho com um preço indicado de 60 euros e que é pontuado com 17,5 valores
Também 17,5 valores é quanto recebe o tinto Quinta de Baixo Grande Escolha 2005, produzido pela Quinta de Baixo. Já o preço indicado é de 15 euros.
A fechar o Top Wine 2010, ao nível dos vinhos Bairrada, aparece um terceiro tinto distinguido com um 17,5. Falamos do Vinha da Costa 2007, produzido por Manuel dos Santos Campolargo e cujo preço ronda os 23 euros.

Mais quatro vinhos de qualidade "superior" no "Painel de Provas"
 
O nome Bairrada volta a escrever-se na secção onde a Wine apresenta mensalmente a avaliação de diversos vinhos nacionais, o "Painel de Provas." Entre os 92 néctares provados nesta edição, contam-se três vinhos Bairrada e um Beiras.
Encontro1 2008 tinto e Encontro1 2008 branco, ambos com nota de 17,5 sãos os melhores classificados. Ainda dentro dos vinhos Bairrada, surge o Grande Follies 2009, da Quinta da Aveleda, com 17.
O único vinho destacado este mês dentro das Beiras é o tinto Caves São João Reserva 2007, produzido pelas Caves São João. A nota de prova é um 17. Quanto às suas características, destaque para a "cor granada", bem como a "fruta preta, fumados, tostados, complexidade sempre presente mas num discurso em constante evolução."
A Wine refere ainda "notas de resinas e balsâmico, com profundidade. Imponente na estrutura, com uma secura brilhante, a conferir tenacidade, mas sem ser hermético. Brilhante na exposição mineral e acidez."
De salientar que uma nota entre 17 e 18,5 traduz um vinho de qualidade "superior".

(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: