A Vinha e o Vinho da Bairrada dão nome à festa, mas também a gastronomia, o desporto, as colectividades e as gentes locais têm lugar no certame que Anadia promove entre os próximos dias 12 e 20 de Junho. A feira da Vinha e do Vinho está de regresso ao Vale Santo pelo sétimo ano consecutivo.
Mais de 100 mil pessoas a visitar Anadia durante os nove dias de festa é a meta traçada pela autarquia anadiense, organismo responsável pela organização da Feira. E se o objectivo ao nível dos visitantes passa por um aumento, já o orçamento permanece igual ao da última edição, cerca de 215 mil euros.
Também a autarquia local se viu obrigada a apertar o cinto, numa época de contenção financeira. O orçamento da festa não aumenta, mas ainda assim a qualidade do certame não vai diminuir, assegura a organização.
Trata-se de um evento "sem fins lucrativos mas promocionais", explicou Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia, esta semana na apresentação do programa da 7.ª edição. Esta é afinal uma feira/festa que se pretende um agente de divulgação da viticultura da Bairrada, com especial destaque para os espumantes, e da gastronomia local, onde se inclui o Leitão.
O certame acaba por assumir em Anadia o papel de "festa da cidade", motivo que justifica o investimento feito anualmente, assegura a organização.
Bilhetes custam 1,50 euros
Mostrar o concelho, através das suas gentes, freguesias e associações é outra faceta do certame anual da cidade de Anadia. O recinto da Feira da Vinha e do Vinho disponibiliza para isso um total de 130 stands, divididos pela área dos produtores, restauração, vitivinicultores, juntas de freguesias e associações culturais.
A animação do recinto decorre em dois palco distintos. Pelo Palco Anadia vão passar os artistas de renome nacional presentes na edição deste ano. Já no Palco Bairrada actuam as diversas associações e grupos do concelho.
João Pedro Pais abre, no dia 12 de Junho, a 7.ª edição da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia. Nos dias seguintes, o palco principal vai estar entregue aos Taxi (domingo, dia 13), Ez Special (segunda, dia 14), Led On - Tributo a Led Zeppelin (terça, dia 15), Quim Barreiros (quarta, dia 16), SantaMaria (quinta, dia 17), Katedral Algarve Party (sexta, dia 18)e Rita Guerra (sábado, dia19). O último dia da feira da Vinha e do Vinho, domingo, continua a ser dedicado às Marchas Populares.
O Vale santo disponibiliza também uma zona de desportos radicais e de insufláveis.
Estão ainda previstos, ao longo dos nove dias, um encontro de auto-caravanas, um torneio de rugby, um passeio nocturno de BTT, um torneio de futebol feminino, um torneio inter-freguesias de futebol e duas palestras.
O preço dos bilhetes diários é de 1,50 euros, sendo a última noite de entradas livres. O bilhete geral custa 10 euros.
Ao contrário da última edição, este ano a receita da Feira da Vinha e do Vinho não vai reverter para o Fundo Social, criado no ano passado pela autarquia local. O edil justifica a decisão com o facto de parte desse dinheiro ainda não ter sido utilizado.
Programa
Dia 12 (sábado): João Pedro Pais
Dia 13 (domingo): Taxi
Dia 14 (segunda): EZ Especial + DJ Fernando Alvim
Dia 15(terça): Led On - tributo a Led Zeppelin)
Dia 16 (quarta): Quim Barreiros
Dia 17 (quinta): SantaMaria
Dia 18 (sexta): Rita Guerra
Dia 19 (sábado): Katedral Algarve Party
Dia 20 (domingo): Marchas Populares
Actividades Paralelas
Dia 12: Encontro de auto-caravanas em Sangalhos
Dias 12 e 13: VI Torneio Internacional de Rugby
Dia 19: I Conferência de Gestão de Anadia
Dia 19: VII Passeio nocturno de BTT
Dias 19 e 20: V Torneio de Futebol Feminino Cidade de Anadia
Dias 12, 13, 19 e 20: Torneio Inter-Freguesias
Dia a designar: Palestra sobre biodiversidade na vinha
in: bairrada-wines.com
Sem comentários:
Enviar um comentário