quinta-feira, julho 29, 2010

Abibes ilustra "a Bairrada Moderna" na Visão de hoje


Foca-se apenas nos vinhos da Bairrada, mais concretamente nos produtos da Quinta dos Abibes , a crítica semanal que José António Salvador assina na "Sete", suplemento da revista "Visão", de hoje (dia 29 de Julho).
Quinta dos Abibes espumante rosé, Quinta dos Abibes espumante Arinto&Baga , Quinta dos Abibes Bairrada tinto e Quinta dos Abibes Sublime tinto merecem esta semana a total atenção daquele conhecido crítico de vinhos. São todos eles vinhos produzidos na Bairrada, pela Quinta dos Abibes, uma casa que ilustra "a Bairrada Moderna."
José António Salvador elege como "os vinhos da semana" um dos espumantes e um dos tintos: o Quinta dos Abibes Espumante Arinto&Baga extra bruto 2008 e o Quinta dos Abibes Bairrada 2008 . Ambos recebem uma classificação de quatro pontos, numa escala de um a quatro.
O espumante é "um belo casamento entre duas castas tradicionais portuguesas, a tinta Baga,  rainha da Bairrada, vinificada em branco e o Arinto, cujo solar é em Bucelas", escreve Salvador. Fala ainda numa "frescura intensa nos sabores sublinhados pela espuma fina e sedosa."
Já sobre o tinto, pode ler-se que "com o estágio em garrafa vai crescer na qualidade, este tinto elaborado com uvas das castas Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon (50% cada)." Destaque para o facto de, ainda que sendo um Bairrada, "o enólogo dispensou a Baga. Surge assim um vinho de perfil moderno de grande qualidade." 
 
Casa de "bons vinhos e espumantes"
 
Debaixo de olho na secção"vinhos" de hoje está também o Quinta dos Abibes espumante Baga Rosé bruto 2007. Apresenta "espuma fina e persistente; cor salmonada; aromas frutados intensos e grande frescura de sabores", características que lhe conferem uma avaliação de quatro pontos.
A fechar os vinhos Bairrada destacados nesta edição está outro tinto, o Quinta dos Abibes Sublime 2007 . É "um tinto exclusivamente vinificado com uvas da casta Touriga Nacional" e que "está um pouco marcado p ela madeira em que estagiou (nove meses em barricas de carvalho francês)." Recebe uma classificação de três/quatro pontos.
Quanto à casa responsável por estes vinhos, a Quinta dos Abibes, Salvador escreve que os "novos encepamentos, para além da tradicional Baga, consagraram uma viticultura cuidada em que sobressaem as castas tintas Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional além da branca Arinto. O rigor da adega, onde pontifica Osvaldo Amado, permitiu a feitura de bons vinhos e espumantes."


in: bairrada-wines.com

Sem comentários: