quinta-feira, julho 29, 2010

Quinta de Baixo Branco Reserva 2007 chega ao mercado já medalhado

 
O mais recente lançamento da Quinta de Baixo acaba de chegar ao mercado e vem já com uma Medalha de Prata, atribuída pela Confraria dos Enófilos da Bairrada, a atestar a sua qualidade.
O vinho Quinta de Baixo Branco Reserva 2007 já se encontra disponível nos vários pontos de venda. Trata-se de um lote limitado, proveniente de uvas criteriosamente seleccionadas de uma vinha com cerca de 40 anos, que fermentou e estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês.
Este vinho Bairrada nasce da combinação das castas Arinto, Bical e Maria Gomes. As uvas provêem de vinhas velhas, situadas em solos argilocalcários com uma excelente exposição solar.
A uva é seleccionada em mesa de escolha e de seguida desengaçada e prensada (processo de bica aberta). O sumo de uva vai por gravidade para barricas de carvalho francês, que se encontram em câmara frigorifica a temperatura entre os 14ºC e os 16ºC, onde faz a fermentação alcoólica. Terminada a fermentação, o vinho estagia em borras finas durante dois meses com Batonnage, seguido de repouso em barrica durante 10 meses. 
 
Acompanha ratos de peixe e carnes brancas
 
O Quinta de Baixo Branco Reserva 2007 é um vinho que acompanha bem pratos de peixe e carnes brancas. Deve ser degustado a uma temperatura entre os 08 e os 10ºC, podendo ser consumido já, ou durante os próximos cinco anos.
Este Bairrada apresenta cor citrina com nuances amareladas, aromas florais e frutados, que harmonizam com a madeira, com alguma baunilha
Na boca é um vinho envolvente, com estrutura, bastante volume e fruta bem presente. Surpreende pela sua frescura e acidez. O final de boca surge com fruta, frescura e muito persistente e fresco.
Apresenta um teor alcoólico de 13%. O enólogo responsável por este vinho branco produzido pela Quinta de Baixo é Sérgio Silva


in: bairrada-wines,com

Sem comentários: