quinta-feira, julho 01, 2010

Acções de Divulgação previnem para Flavescência dourada na vinha



Esclarecer os viticultores, proprietários de pés-mãe e viveiristas de material vinícola, bem como conjugar esforços para combater aquele que é um grave problema fitossanitário da vinha são os grandes objectivos de quatro acções de divulgação marcadas para este mês.
A iniciativa promovida pela Direcção Regional de Agricultura do Centro (DRAP Centro) foca-se na luta contra a doença Flavescência dourada na vinha e o seu vector Scaphoideus titanus. Nelas, Santar, Várzea e Anadia são os palcos das quatro acções de divulgação, entre os dias 05 e 13 de Julho.
Nos últimos anos, foram encontrados nestas zonas sinais do problema. A DRAP Centro lembra que, em 2008, em resultado da prospecção fitossanitária realizada, os técnicos detectaram pela primeira vez a cigarrinha Scaphoideus titanus, nas freguesias de Várzea (Concelho de S. Pedro do Sul), Santar (concelho de Nelas), freguesias de Antes, Mealhada, Vacariça e Ventosa do Bairro (Concelho da Mealhada). O fitoplasma da Flavescência Dourada da vinha, foi detectado em 2009 nas freguesias da Mealhada (concelho de Mealhada) e de Várzea (concelho de S. Pedro do Sul).
A DRAP Centro alerta que este fitoplasma ataca as videiras anulando por completo a sua produtividade e, em caso extremo, pode levar à sua morte. A sua propagação faz-se através de uma cigarrinha, o Scaphoideus titanus.

Estação Vitinícola acolhe acção a 13 de Julho
 
A primeira das quatro acções de divulgação está marcada para o próximo dia 05 de Julho, segunda-feira. Acontece em Nelas, no Pavilhão Multiusos da Câmara Municipal, a partir das 14H30.
No mesmo dia, mas a partir das 20H00, é o Salão da Junta de Freguesia de Santar acolher a iniciativa.
A 07 de Julho, quarta-feira, é a vez da freguesia de Várzea (S. Pedro do Sul). A sessão está marcada para as 20H00, no salão da Junta de Freguesia.
A cidade de Anadia é o ponto escolhido para a quarta e última acção. Acontece mo auditório da Estação Vitivinícola da Bairrada, a 13 de Julho, terça-feira. A sessão de abertura está marcada para as 14H00. Dez minutos depois Helena Pinto faz o ponto da situação na DRAPCentro, com destaque para a Regulamentação Fitossanitária e Medidas de Emergência.
Quando forem 14H40, Isabel Magalhães apresenta alguns aspectos relevantes sobre a bioecologia e morfologia do insecto Scaphoideus titanus. Já Anabela Andrade vai falar sobre os aspectos relevantes sobre a bioecologia do fitoplasma da Flavescência dourada, a partir das 15H10.
Tempo ainda para abordar a estratégia de protecção e controlo da praga, com Dolores Dias, às 15H40. A sessão termina com um debate, previsto para as 16H10.
Os interessados em obter mais informações podem contactar a Divisão de Protecção e Qualidade da Produção, da DRAPCentro, através do e-mail dpqp@drapc.min-agricultura.pt.
 

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: