quinta-feira, julho 01, 2010
Vinho português fecha TOP 10 das exportações mundiais
Os vinhos portugueses representam 2,7 por cento do total das exportações do vinho em todo o mundo, com cerca de 2,3 milhões de hectolitros exportados. Esta é uma das conclusões que se podem ler no relatório da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, onde é analisada a produção mundial de vinho no ano de 2009.
Portugal ocupa o último lugar no TOP10 dos países exportadores de vinho, exportações que caíram 3,47 milhões de hectolitros para 86,4 milhões de hectolitros, segundo o Hipersuper . Itália lidera esta contagem com 21,5 por cento das exportações (18,6 milhões de hectolitros), seguida de Espanha (14,4) e França (12,5 milhões de hectolitros). O ranking enumera ainda Austrália, Chile, EUA, África do Sul, Alemanha e Argentina e, a fechar a lista, Portugal.
No lado oposto, nas importações, é possível contabilizar um total de 83,8 milhões de hectolitros. Quem mais importa é a Alemanha ((14,1 milhões de hectolitros), o Reino Unido (12 milhões de hectolitros) e os EUA (9,2 milhões de hectolitros). O quarto lugar é ocupado pela França (5,9 milhões de hectolitros), seguida da Rússia, Holanda, Canadá, Bélgica, Suécia e Dinamarca.
Produção aumenta mas consumo diminui
O relatório do OIV aponta um dado curioso. Se, por um lado, a produção de vinho está a subir, já o consumo não parece acompanhar esse crescimento, apresentando mesmo um descida.
No último ano foram produzidos em todo o mundo 268,7 milhões de hectolitros, enquanto que o consumo se ficou pelos 236,5 milhões de hectolitros. É uma diferença de mais de 30 milhões de hectolitros entre o vinho produzido e o que foi consumido.
A Itália lidera também o ranking dos países produtores de vinho, com 47,7 milhões de hectolitros de vinho produzido (17,7% de toda a produção do mundo), seguida da França (45,6 milhões de hectolitros) e Espanha (35,2 milhões de hectolitros).
Os restantes lugares são ocupados pelos EUA (20,1 milhões de hectolitros), Argentina (12,1 milhões de hectolitros), China (12 milhões de hectolitros), Austrália (11,6 milhões de hectolitros), Chile (9,9 milhões de hectolitros), África do Sul (9,8 milhões de hectolitros) e Alemanha (9,2 milhões de hectolitros).
Apesar da queda de 8,8 milhões de hectolitros registada ao nível do consumo mundial de vinho, a França apresenta neste ranking valores de 29,9 milhões de hectolitros, sendo a maior consumidora de vinho mundial. Atrás dela estão os EUA (27,3 milhões de hectolitros) e Itália (24,5 milhões de hectolitros). No Top 10 figuram ainda a Alemanha, China, Reino Unido, Espanha, Argentina, Rússia e, por fim, Austrália.
Portugal é oitavo em área de vinha mundial
O nome do Portugal volta a estar em destaque neste relatório, no que concerne à área de vinha. O nosso país ocupa o oitavo lugar, com uma área de 243 mil hectares, representando 3,2 por cento da vinha mundial (7,660 milhões de hectares).
O primeiro lugar deste ranking é ocupado pela vizinha Espanha (1,113 milhões de hectares), seguida de França (840 mil hectares e Itália (818 mil hectares). À frente de Portugal estão ainda Turquia, China, EUA e Irão. A Roménia fecha este Top 10.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Área de Vinha,
Exportações,
Importações,
Relatório,
Vinho
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário