sábado, julho 10, 2010
Colecção limitada de 10 garrafas comemora centenário da São João
A "apoteose" das comemorações vai acontecer em 2020, ano em que se comemora efectivamente o centenário desta casa sediada em São João da Azenha (Anadia). Até lá, e em cada um dos 10 anos que antecedem a efeméride, a São João lança um vinho diferente. Cada um deles pretende celebrar um acontecimento específico de cada uma das décadas de vida da São João.
O primeiro vinho, o que assinala os actuais "90 Anos de História" foi lançado hoje, dia 10 de Julho. Depois de uma primeira apresentação à comunicação social, foi mostrado também no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.
É um vinho tinto, inspirado no primeiro néctar produzido pelas Caves São João, o São João Reserva Particular 1945. Trata-se de um tinto regional Beiras, feito a partir de uma mistura de uvas provenientes da Bairrada e do Dão.
A Bairrada contribuiu para este tinto com a sua conhecida Baga. Estas uvas provêm da Quinta do Poço do Lobo, propriedade da São João, situada na Pocariça (concelho de Cantanhede). A outra metade vem do Dão, com a casta Touriga Nacional.
O lote Bairrada envelheceu durante 12 meses em barricas de carvalho francês, explica o enólogo José Carvalheira. As uvas provenientes do Dão passaram também pelas barricas de carvalho francês por um período de 10 meses.
Colecção ao acesso de poucos
Em cada um dos lotes, parte das uvas envelheceram em barricas novas. Uma outra parte esteve em barricas usadas, de 450 litros, valor que é "pouco comum". O objectivo, adianta o enólogo, era o de "não marcar muito o vinho por notas aromáticas de carvalho", tal como acontecia com o néctar de 1945 que inspirou este vinho.
Estagiou ainda um ano em meia em garrafa, desde o seu engarrafamento até à saída para o mercado que se assinala agora.
É uma "edição limitadíssima de mil garrafas que já está à venda por 10 euros cada e as solicitações já começaram a chegar. José Carvalheira admite por isso que quem quiser fazer a colecção das 10 garrafas a serem lançadas "vai ter de correr."
Mas nem só de vinhos tintos de vai fazer esta colecção. O enólogo adianta mesmos que os próximos dois vinhos, a serem lançados em 2011 e 2012, não vão ser tintos. Afinal, a empresa pretende que esta colecção venha a "abranger todo o portfólio da São João."
Primeiro rótulo presta tributo ao primeiro filme sonoro
Cada um das 10 garrafas que integram a colecção comemorativa do centenário da São João vai ostentar um rótulo distinto, a recordar um momento importante da década que assinala.
A primeira das 10 garrafas desta colecção presta tributo à década de 1920/1930. O seu rótulo é dedicado ao primeiro filme sonoro, lançado em 1927, o "The Jazz Singer".
Produzido pela Warner Bros, é um filme realizado por Alan Crosland, baseado numa peça de Samson Raphaelson. Conta a história de uma família de quatro gerações de cantores de Sinagoga, em que a personagem principal do filme (Al Jolson) sonha em ser cantor de jazz, contrariando os desejos de seu pai.
A direcção da São João deixa já no ar alguns pormenores sobre o próximo rótulo. Vai prestar tributo à década de 1930/1940, em particular a Orson Welles.
Ainda no âmbito das comemorações do centenário, a são João promoveu um concurso de rótulos junto de uma escola da região. Deste concurso foram seleccionados 90 trabalhos, que em breve vão ser apresentados numa exposição.
Recorde-se que a São João comemora este ano 90 anos de existência. Foi fundada em 1920 e manteve-se sempre no mesmo ramo e na mesma família, explica Fátima Flores, uma das gerentes. É uma casa que vive o presente, mas com "orgulho no passado" e já com "os olhos postos no futuro."
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Caves São João,
Centenário,
Edição limitada,
Lançamento,
Vinho Tinto
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário