sábado, julho 10, 2010

Rótulos de Vinhos Bairrada inspiram instalação artística


A "Instalação Bairrada" agrupa apenas algumas das dezenas de obras com que cinco artistas prestam desde hoje, dia 10 de Julho, "Tributo ao Vinho", no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.
São 20 os quadros que integram esta instalação. Estão patentes numa das diversas salas ao longo das quais a colectiva de trabalhos "Golden Ages - Tributo ao Vinho" se divide.
Cada um desses 20 desenhos, de técnica mista, homenageia uma diferente casa produtora de vinhos na Bairrada. Esta foi a forma escolhida por Sobral Centeno, um dos artistas plásticos presentes nesta colectiva, de casar a criação artística com o tema central deste núcleo museológico, o vinho.
A partir de um rótulo, por cada uma das casas com história na produção de vinho na Bairrada, este artista deu largas à sua imaginação. Estão aqui representados nomes como Campolargo, São Domingos, Adega Cooperativa de Cantanhede, Aliança, Quinta das Bágeiras, Quinta da Mata Fidalga, Caves São João e Quinta de Baixo, entre outros.
O próprio autor confessa ter sentido "um certo gozo em realizar estes desenhos", criados nos últimos três meses.
 
Quatro casas da região apoiam "Tributo ao Vinho"
 
A exposição colectiva, patente no Museu do Vinho até 20 de Novembro, abarca os trabalhos de quatro outros nomes com provas dadas a nível nacional e internacional. São no total cinco artistas, representantes de diferentes gerações e diferentes linguagens.
Um dos nomes mais sonantes presente nesta "Golden Ages - Tributo ao Vinho" é o do mestre Cruzeiro Seixas. A mostra reúne ainda trabalhos de Ana Cristina Leite, Duarte Vitória e Manuel Patinha, para além de Sobral Centeno. Mostram em Anadia trabalhos de escultura, desenho, telas e tapeçarias de Portalegre.
Se até aqui "tínhamos estado a trabalhar praticamente sozinhos", desta vez "o sector dos vinhos e não só, também se interessaram", anunciou o líder camarário Litério Marques na inauguração da mais recente aposta do Museu do Vinho Bairrada.
Quatro casas dedicadas à produção de vinho na Bairrada quiseram juntar-se a esta iniciativa. Caves São João, Vinícola Castelar , Seabra & Seabra e Colinas de São Lourenço quiseram dar o seu apoio a este "Tributo ao Vinho."
Quanto à "aposta em grandes nomes das artes plásticas", explica o director do Museu Pedro Dias, é a forma escolhida para incentivar a visita a este equipamento cultural dedicado ao vinho da Bairrada.
A linha de acção mereceu elogios, em dia de inauguração de mais uma novidade. "De cinco em cinco meses encontramo-nos aqui para ver coisas novas", lembra José Sacramento, um dos responsáveis pela curadoria da mostra.
Também Pedro Pita, director Regional da Cultura do Centro considerou "exemplar" o casamento neste espaço da "criatividade com a tradição, o passado e a história."

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: