quinta-feira, julho 22, 2010

Lançamentos de Luís Pato sob a mira da Revista de Vinhos


Três espumantes, cinco vinhos tintos e um vinho rosé, todos eles produzidos por Luís Pato , são destacados na edição de Jul ho da "Revista de Vinhos" na secção dedicada aos "lançamentos." A nota mais baixa atribuída foi 15, tendo as classificações ascendido até aos 17,5 valores. Quanto a preços, os vinhos apresentados variam entre os seis euros os 125 euros.
É precisamente o vinho com o preço mais elevado que conquista a avaliação também ela mais elevada. Falamos do Quinta do Ribeirinho Pé-Franco , um vinho tinto Bairrada de 2008. "Mantém o perfil amentolado que tem apresentado nas últimas edições, sempre muito fino de aroma, com uma percepção da casta Baga que não é habitual na região."
A Revista de Vinhos descreve-o, dizendo ainda que "que tudo aqui aponta para um estilo italianizado, fino e de boa aptidão gastronómica, apesar de mostrar taninos vigorosos que lhe reservam longa vida em cave."
Os 17,5 valores atribuídos a este vinho tinto Bairrada, incluem-nos no patamar dos vinhos "excelentes, de grande categoria e potencial." Pode ser bebido já ou guardado.
É também tinto o outro vinho de Luís Pato digno de uma classificação na casa dos 17 valores. O regional Beiras Vinha Pan 2008, de 25 euros, é classificado com 17 valores. Pode ser bebido já ou guardado.
O Vinha Pan é "muito sedutor e elegante no aroma, delicado na fruta e a mostrar muita frescura, na boca com taninos presentes mas muito finos, com um excelente equilíbrio entre as várias componentes."

Notas de prova vão dos 15 aos 17,5
 
Quatro dos lançamentos mostraram-se dignos de avaliações na casa dos 16 valores. A nota mais alta, um 16, 5, é atribuída a um espumante. O Bairrada Vinha Formal branco 2009, feito com 70 por cento de Touriga Nacional e 30 por cento de Bical, é "muito delicado no aroma, complexo, muito elegante na fruta que combina ligeiros citrinos com fruta branca."
Este espumante é apresentado com um custo de 18 euros e pode ser bebido já.
Premiados com 16 valores, seguem-se outros dois vinhos tintos, um regional Beiras e um Vinho de Mesa. O primeiro é o Tinto Cão 2009. A Revista de Vinhos a adianta que "só estará disponível na restauração." Descreve-o como "ligeiro na cor, aroma de forte pendor vegetal e químico, fruta em calda, perfil de conjunto marcado pela austeridade." Na boca é "elegante, com taninos muito finos."
É apresentado com um custo de 30 euros e pode ser bebido já ou guardado.
A Tinta Roriz, do Douro, e a Baga, da Vinha Pan, justificam o nome Trepa do outro vin ho tinto apresentado à prova. É um vinho de mesa de 2008. O preço indicado é de 25 euros, podendo ser bebido já.
Neste vinho "a fruta está muito elegante com um perfil que aponta para uma prova macia, redonda e muito fácil de gostar."
A fechar a lista dos vinhos classificados com 16 valores, o já muito falado Abafado Molecular . O vinho tinto 2009 está "bastante interessante, muito limpo de aroma, suave na fruta, muito macio e redondo na boca, não muito doce e com um bom final, agradável, ao fruto."
Custa 17,50 euros e pode ser bebido já.

Catálogo abarca brancos, tintos e rosé
 
Um outro Abafado Molecular, o Rosé 2009, abre os vinhos com classificações na casa dos 15 valores. Premiado com um 15,5, este vinho tem indicado um custo de 15 euros, podendo ser bebido já.
É descrito como detentor de  "um aroma ligeiro de fruto vermelho mas um tom também austero e distante." É "melhor na boca, doce mas bem equilibrado pela acidez, ligeiro no álcool, é um vinho para aperitivo ou para sobremesas não muito doces."
Merecedores de 15 valores mostraram-se os outros dois espumantes produzidos por Luís Pato, ambos com um preço indicado de seis valores, podendo ser também ambos bebidos já.
Os dois são espumantes brancos, da colheita de 2009. Um deles é o Maria Gome s, com cerca de 10 por cento de Baga. Tem "muito boa fruta todo ele ligeiro mas muito agradável de provar", pode ler-se. Apresenta "boa mousse, fino, bom de acidez e com final longo." É "bom para aperitivo."
O outro é o Espumante Baga , um branco de uvas tintas. "O aroma revela carácter de tinto, com frutos vermelhos e um estilo mais para a mesa, seco e leve, aconselhável para peixes delicados."
 




in: bairrada-wines.com

Sem comentários: