terça-feira, julho 20, 2010

Vertente turística reforçada na XX Expofacic


A par com a habitual componente musical, gastronómica, agrícola, comercial e industrial, esta ano a vertente turística está ainda mais reforçada na Expofacic. A feira-festa anual de Cantanhede surge, no ano em que completa 20 anos de existência, com uma "Aldeia de Portugal" integrada no recinto do evento.
Quatro regiões de Turismo mostram nesta "aldeia" o que de melhor têm para oferecer. Juntam-se ainda alguns concelhos da zona Centro, a quererem mostrar também as suas potencialidades turísticas.
Quem por ali passar ao longo dos 10 dias do certame tem a possibilidade de conhecer melhor as ofertas da Turismo Centro de Portugal, Turismo do Alentejo e Turismo de Lisboa e Vale do Tejo. Não está presente a região de turismo do Algarve, por ser a época mais forte daquela região.
É a possibilidade de contactar também com a Escola de Hotelaria e Turismo do Centro, Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Figueira Grande Turismo e Termas da Curia. "Habitam" ainda nesta aldeia os municípios de Penacova, Miranda do Corvo, Rio Maior, Meda e Aveiro.
A "Aldeia de Portugal" dispõem também de um palco, dinamizado pelas regiões de turismo e pelos concelhos representados, além de três tasquinhas onde as regiões dão a degustar a sua gastronomia mais tradicional.


Feira-festa arranca sexta
 
São sete os palcos distribuídos ao longo do recinto, com actividades constantes, mas é no palco 1 que se centram as atenções. É por lá que, a partir da próxima sexta-feira, dia 23, vão passar alguns dos maiores músicos do panorama nacional e internacional.
Sobem ao palco principal Buraka Som Sistema (dia 23), Rui Veloso (dia 24), Xutos & Pontapés (dia 25), D'ZRT Project (dia 26), The Australian Pink Floyd e Edward Maya (dia 27), Amália Hoje e Ana Moura (dia 28), José Cid (dia 29), Ídolos (dia 30), James Morrison e Ana Free (dia 31) e Tony Carreira (dia 01 de Agosto).
O bilhete para a noite do concerto de James Morrison (sábado, dia 31) pode ser adquirido por oito euros, ver a actuação dos Australian Pink Floyd e Edward Maya (27 de Julho) custa sete euros, tendo as entradas dos restantes dias um preço social de três euros.
Quem quiser visitar o certame durante os 10 dias pode aproveitar o desconto do bilhete único, por 34 euros.
Quanto à área de exposição, cresceu este ano para os 8,5 ha, ao longo dos quais há 625 expositores para visitar. Destes, 75 por cento representam agentes económicos, incluindo prestigiadas empresas do país.
Destaque ainda para as 43 tasquinhas a cargo das associações do concelho. Como habitualmente, a gastronomia tem lugar de destaque na feira-festa. As associações locais são as responsáveis pela dinamização das tasquinhas por onde, todos os anos, passam muitos visitantes interessados em saborear alguns dos mais apreciados pratos regionais.
É a oportunidade de degustarem o tradicional leitão à Bairrada, a chanfana, o robalo, a sardinha na telha, as caldeiradas e outras propostas típicas da Gândara e da Bairrada.
A organização espera bater este ano os400 mil visitantes registados em 2009.

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: