terça-feira, julho 06, 2010

Vinho e Bairrada homenageados em colectiva de artistas consagrados


Obras nunca antes expostas publicamente vão ser dadas a conhecer ao público no Museu do Vinho Bairrada no próximo sábado, dia 10. Cinco artistas plásticos, de diferentes gerações, reúnem-se em Anadia para em conjunto prestarem um Tributo ao Vinho.
Golden Ages - Tributo ao Vinho é o título da exposição que reúne trabalhos do mestre Cruzeiro Seixas, Ana Cristina Leite, Duarte Vitória, Manuel Patinha e Sobral Centeno. São "artistas de ouro", de diferentes gerações. Cada um deles representa o que de melhor se faz nas artes plásticas.
Golden Ages é afinal a mostra de cinco artistas plásticos de destaque, com cinco exposições de carácter individual. São trabalhos reunidos em torno de um desafio comum, o de criar algo de raiz específico para este espaço museológico no seguimento do que outros autores têm vindo a realizar, desde 2003, em Anadia.
Nesta mostra é possível encontrar uma componente criativa específica para o local. É ainda uma oportunidade para a cidade de Anadia se assumir como montra do trabalho de nomes consagrados nas artes plásticas, acreditam os responsáveis por esta organização.
Uma das grandes novidades desta mostra passa pela revelação de obras feitas em conjunto pelo mestre Seixas e Manuel Patinha(ver fotografia). A tela a óleo "Cadáver esquisito" é uma delas. A este trabalho juntam-se outros três cadáveres esquisitos, todos eles de grande dimensão e nunca antes expostos ou catalogados. Esta será por isso uma oportunidade única para conhecer o resultado da combinação destes dois artistas.

Mostra reúne nomes consagrados de diferentes gerações 
 
Golden Ages reúne diversos trabalhos de escultura, desenho, telas, tapeçarias de Portalegre, para além de quatro inéditos dos anos 70/80.
O grande destaque destra mostra vai para o consagrado mestre Cruzeiro Seixas, um prestigiado pintor-poeta que este ano comemora 90 anos de vida e que já se afirmou como expoente máximo do surrealismo em Portugal.
Ao legado do mestre juntam-se obras dos também já consagrados Sobral Centeno e Ana Cristina Leite. São actualmente das maiores referências plásticas do abstracto e do figurativo da arte contemporânea nacional. Têm representado Portugal em inúmeras exposições e eventos internacionais, sobretudo no continente Americano.
Numa vertente mais internacional, a mostra contempla trabalhos de uma das principais referências da Escultura no país vizinho, Manuel Patinha.
Sem esquecer os artistas nacionais emergentes, este Tributo ao Vinho conta ainda com obras do artista plástico Duarte Vitória, um dos pintores da nova geração que mais se tem destacado.

"Cinco castas diferentes do que é o individuo humano na sua busca criativa" 
 
Este projecto comum de tributo ao vinho e à Bairrada conta ainda com outro motivo de destaque. Um dos mais destacados escritores da actualidade, valter hugo mãe, é quem assina o texto do catálogo destra exposição.
"Artur do Cruzeiro Seixas, Duarte Vitória, Ana Cristina Leite, Manuel Patinha e Sobral Centeno são cinco castas diferentes do que é o individuo humano na sua busca criativa. Servem de pistas para a infinitude de formas que, como dizia acima, pela mesma necessidade angustiada e ansiada de fazer surgir o que não há, se têm criado para glória dos homens. Parece-me mais um momento brilhante do Museu do Vinho, que com a curadoria da Galeria de Arte Nuno Sacramento, cada vez mais no roteiro dos nomes mais impossíveis de ignorar da arte de hoje."
As palavras são de valter hugo mãe. O escritor assegura ainda que "os cinco artistas aqui reunidos, de idades tão diferentes quanto diferentes de estéticas, ainda assim se entendem."
Afinal, consolidam "as castas de que falava, essa maturidade bastante que os difere e une, por se unirem pelo genuíno da expressão, perfeitamente escolhidos de entre os que após o momento de ignição souberam fazer verter a combustão em obra."
Golden Ages - Tributo ao Vinho inaugura às 16H00 do próximo sábado, com a presença dos artistas representados na colectiva. A mostra vai estar patente no Museu do Vinho Bairrada até dia 20 de Novembro de 2010. Pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00. Aos fins-de-semana e feriados as portas estão abertas das 11H00 às 19H00.
A entrada tem um custo de um euro por visitante. As crianças até 12 anos têm entrada gratuita.

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: