terça-feira, agosto 31, 2010

Produção de Vinho na Bairrada com crescimento previsto de 13%


As previsões do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) apontam para uma subida de 13% na produção total vitivinícola da Bairrada, na actual campanha, em comparação com a do último ano.
A nota informativa datada de ontem, dia 30 de Agosto, refere um "bom desenvolvimento", quer das uvas brancas, como das tintas, na região da Bairrada, com aumentos de 17 e 12%, respectivamente.
As estimativas apontam assim para um volume total de 270 mil litros na actual campanha, tendo o volume de 2009/2010 ficado pelos 238 mil. É uma subida também em comparação com a média das últimas cinco campanhas, que não foi além dos 317 mil litros.
O MADRP alerta que "as previsões de colheita são um importante instrumento na gestão da campanha vitivinícola e das perspectivas de mercado" e de um modo geral o cenário parece ser animador um pouco para todo o país.
Estima-se que a produção de vinho na campanha 2010/2011 tenha, a nível nacional, um crescimento também de 13%, face à campanha passada, atingindo um volume de 6,3 - 6,4 milhões de hectolitros. Trata-se de um aumento na ordem dos 480 mil hectolitros, em relação a 2009/2010.

Bairrada entre as regiões com maior subida
 
A maioria das regiões vinícolas registam nesta campanha um aumento na produção, com excepção das regiões sujeitas a maior influência atlântica, situadas a sul do território continental e também nas ilhas.
As maiores quebras são nos Açores (-30%), Península de Setúbal (-16%), Algarve (-12%) e Madeira (-11%).
Quanto às áreas com maior crescimento na produção, a região do Tejo regista a maior subida (com 17%), seguida da Beira Interior (com 14%), da Bairrada e do Douro (ambas com um aumento de 13%).
As previsões referem ainda um crescimento na região das Beiras (12%), Dão (11%), Alentejo e Minho (8%), Lisboa (7%), Trás-os-Montes (3%). Nas restantes regiões, a subida é de 4%.
Recorde-se que as vindimas já se iniciaram um pouco por todo o país, com especial incidência nas uvas brancas. Os números adiantados estão ainda assim condicionados às condições climáticas, pelo que os valores divulgados podem vir a sofrer algumas alterações.

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: