terça-feira, agosto 31, 2010

Recepção das uvas na Adega de Cantanhede arranca a 06 de Setembro


Decorre de 06 a 25 de Setembro o período de recepção das uvas na Adega Cooperativa de Cantanhede , com dias definidos para a recolha de cada uma das castas. O horário de funcionamento, de segunda a sábado, é das 11H00 às 20H0, com excepção dos dias 06 e 10 de Setembro, em que vai decorrer entre as 14H00 e as 20H00. A outra excepção é o último dia de vindima (25 de Setembro), funcionando entre as 11H00 e as 19H00.
A direcção da Adega Cooperativa de Cantanhede (ACC) lembra os associados que devem efectuar marcação de vindima na ACC, antes de a iniciar, uma vez que "só com organização se pode optimizar a gestão e eficácia de entrada de uvas na Adega."
A marcação pode ser feita de duas formas distintas. Os associados podem optar por entregar a carta de marcação de vindimas, onde referem os dias de preferência para vindimar e as quantidades que esperam entregar.
A alternativa é entregar a uva em função do controlo de maturação, mas apenas nas uvas tintas. Neste caso, o sócio pode fazer a marcação, no máximo quatro dias antes de colocar a uva na Adega. A direcção alerta que esta possibilidade está aberta apenas àqueles "que façam pelo menos dois controlos de maturação por parcela."
Esta segunda opção "tem como objectivo atingir uma qualidade superior do produto final."

Novidades da Adega já podem ser seguidas no Facebook
 
Os critérios de classificação das uvas definidos para a campanha de 2010 assentam na vinificação separada das castas. O objectivo é o de "potenciar as características de cada casta individualmente e consequentemente de cada vinho."
Os valores definidos pela ACC variam em função das diferentes castas, oscilando entre os 0,273 e os 0,45 euros. As castas não contempladas na lista definida pela Adega serão alvo de análise em conjunto com a equipa técnica.
Os associado devem ter em atenção a mistura de uvas brancas nas tintas, podendo esta mistura dar origem a uma desvalorização, no preço a pagar por quilo, de 5%. Motivo de atenção é também o controlo sanitário, sendo que o estado das uvas vai ser controlado através de um aparelho denominado "Grape Scan."
A direcção lembra ainda que as "uvas verdes e arejadas com excesso de podre não devem ser colhidas", afinal "uma dorna ou tina com uva de má qualidade é suficiente para destruir todo um depósito de mosto."
O programa das vindimas 2010 na Adega Cooperativa de Cantanhede é umas informações que a Adega Cooperativa de Cantanhede já tem em destaque na sua página no Facebook. Esta nova forma de divulgar os produtos e as actividades da Adega na web foi criada recentemente e pode ser seguida aqui .

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: