domingo, setembro 26, 2010

Exposição de 90 rótulos assinala 90 anos da São João

Carolina Tavares foi hoje (dia 26) apresentada como a vencedora do desafio lançado pelas Caves São João aos alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, em Junho deste ano. O trabalho da jovem convenceu o júri pela forma como o relógio representado no seu trabalho ilustra a passagem do tempo numa casa que conta já com 90 anos de existência.
A proposta lançada por esta casa produtora de vinhos consistia na criação de um rótulo que melhor ilustrasse os "90 anos de História das Caves São João," sendo essa a única inscrição presente no rectângulo branco que foi entregue a cada um dos alunos.
Para auxiliar a inspiração, a São João promoveu duas acções junto dos jovens. Num primeiro momento puderam compreender melhor o conceito da acção. Tiveram depois a oportunidade de aprender mais sobre todo o processo de criação de um rótulo, com o auxílio de dois designers convidados.
Os melhores trabalhos estão desde hoje expostos no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia. Todos eles foram colocados em garrafas propositadamente cheias para a iniciativa com um vinho Bairrada, o Frei João tinto 2007.

Mostra reúne trabalhos de 39 alunos

São 90 as obras de arte seleccionadas para esta exposição que comemora os 90 anos de história das Caves São João. A mostra vai ficar patente naquele espaço durante, pelo menos, um mês. Estão já a ser estabelecidos contactos para que a mostra possa ainda ser levada a outros espaços ligados ao vinho. No final, as 90 garrafas vão ser entregues aos respectivos criadores.
A escolha dos melhores trabalhos não foi fácil, assegura Fátima Flores, uma das sócias das Caves São João. O júri teve mesmo "alguma dificuldade em seleccionar os melhores entre os melhores", uma vez que os trabalhos apresentados se revelaram "muito bons."
Carolina Tavares conquistou o primeiro lugar, traduzido num prémio monetário de 250 euros, mas não foi a única vencedora deste desafio. Rafaela Verdade conquistou o segundo lugar (150 euros) e João da Silva ficou em terceiro (100 euros). O júri atribuiu ainda uma menção honrosa ao trabalho de Leonardo Roque, traduzida num prémio monetário de 50 euros. Todos os 39 alunos recebem um diploma de participação.
Está ainda prevista uma nova eleição dos melhores trabalhos, mas desta feita a votação vai ser feita pelo público.
 
 in: bairrada-wines.com

Sem comentários: