sábado, setembro 25, 2010

São João ensinou 25 formandos a provar vinhos para as diferentes estações

As 25 inscrições disponibilizadas para o workshop de iniciação à prova de vinhos da Bairrada foram todas preenchidas por um conjunto de homens e mulheres interessados em saber mais sobre esta temática.
O curso aconteceu hoje, sábado, durante toda a tarde, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia. Sob o mote "A Prova de Vinhos e as Estações do Ano", as Caves São João promoveram naquele núcleo museológico uma sessão composta por uma componente teórica e outra prática, sobre todos os aspectos que dizem respeito a uma prova.
Os trabalhos foram conduzidos por José Carvalheira, enólogo desta conhecida casa produtora de vinhos da Bairrada. Foi ele que, num primeiro momento apresentou aos formandos a parte mais teórica de como provar um vinho. Os 25 alunos puderam então conhecer melhor todos os aspectos que devem ser tidos em conta, desde os aromas, ao olfacto, o gosto, ou a cor.
Dois vinhos brancos e dois vinhos tintos foram depois apreciados pelos 25 formandos numa segunda parte, mais prática. Mais do que provar cada um deles, tiveram também a oportunidade de aprender a identificar qual o vinho, de cada um dos géneros, mais apropriado para determinada estação do ano. 

Aprender a identificar brancos e tintos para o Inverno e Verão
 
Ao longo da sessão, as 25 pessoas que se inscreveram no workshop aprenderam a provar e identificar o que deve ser um vinho branco para o Verão, um vinho branco para o Inverno, um tinto para o Verão e um tinto para o Inverno.
Nos brancos estiveram à prova o Frei João 2009, como exemplo de um vinho de Verão, e o reserva Frei João 2009, ilustrativo de um vinho de Inverno. Já nos tintos, a prova contou com o Frei João 2007, a apresentar um vinho de Verão, e o Quinta do Poço do Lobo Reserva 2007, enquanto néctar para o Inverno.
No final, tiveram ainda a oportunidade de degustar aquele que é um dos símbolos mais característicos da região da Bairrada, o espumante. A escolha recaiu sobre o espumante branco Quinta do Poço do Lobo, feito com arinto e chardonnay.
O workshop de iniciação à prova de vinhos era gratuito e aberto a todos os interessados. A iniciativa, realizada em parceria com o Museu do Vinho Bairrada, integra um conjunto de actividades com que as Caves São João estão a assinalar o seu 90.º aniversário de existência.
 
Vinho branco reserva Frei João 2009 acaba de chegar ao mercado
 
Um dos vinhos que esteve à prova no workshop desta tarde é uma das mais recentes novidades das Caves São João. O vinho branco reserva Frei João 2009 chegou ao mercado no último mês de Agosto e é um "vinho de Inverno, com grande potencial de envelhecimento para um vinho branco", explica Célia Alves, sócia-gerente desta casa.
Trata-se de um "branco Bairrada" feito a partir das castas Crecial, Bical, Arinto e Maria Gomes. É um vinho "mais encorpado, com estágio em madeira".
 
 in: bairrada-wines.com

Sem comentários: