quinta-feira, outubro 14, 2010
Guia Vinhos de Portugal 2011 dedica dezenas de páginas à Bairrada
Há vinhos brancos, tintos e rosés, todos eles produzidos nas Bairrada, às dezenas, entre a selecção que João Paulo Martins apresenta no seu mais recente guia Vinhos de Portugal 2011. A publicação já está na rua. Ao longo de mais de 500 páginas, o autor dá a conhecer aquilo que de melhor se produziu em Portugal.
Esta é a 17.º edição do Vinhos de Portugal. Mais uma vez, resulta de um ciclo de provas, realizadas ao longo de alguns meses.
A grande novidade desta edição é um capítulo inteiramente dedicado aos vinhos velhos provados no último ano, capitulo onde a Bairrada, tal como o Dão, deram provas de serem "aqueles que melhor enfrentam a cave e os que melhor conta de si dão, após muitos anos de guarda", concluiu o autor.
Mas não foi só ao nível dos vinhos velhos que a região da Bairrada deu provas, vendo um dos seus néctares destacar-se também na categoria "Melhores do Ano." Falamos do Calda Bordaleza 2007. Manuel dos Santos Campolargo volta assim a ser distinguido uma vez mais nesta categoria.
O mesmo nome Campolargo surge novamente, entre os "Melhores do Ano", mas no Quadro de Honra dos Produtores. Figura na nos vinhos de consumo de classe B, ao lado de duas outras casas produtoras de vinho na Bairrada, a de Luís Pato e a Quinta das Bágeiras .
Maior guia de sempre
Tal como nas anteriores edições, as provas estão organizadas por regiões. O autor justifica que metade do livro seja dedicado ao Douro e ao Alentejo devido ao "volume de provas" destas duas regiões. João Paulo Martins explica ainda assim que o crescimento aconteceu também nas outras regiões, factor que torna esta edição como a mais volumosa de sempre.
A Bairrada recebe aqui um destaque com mais de 20 páginas. Mais do que listar os nomes dos vinhos e as notas atribuídas, o autor destaca algumas das características visuais, olfactivas e gustativas dos néctares provados.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Bairrada,
Guia de Vinhos,
João Paulo Martins
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário