terça-feira, novembro 16, 2010
Gala de tributo ao espumante reuniu 180 convidados
Um total de 180 pessoas estiveram reunidas no último sábado, dia 13, numa noite de glamour e magia, de homenagem ao Espumante e à Bairrada. O palco foi o Palace Hotel da Curia (Anadia), o motivo foi a terceira edição da Gala do Espumante Bairrada .
Os vinte e sete espumantes escolhidos pelos associados da Rota da Bairrada foram a figura central da iniciativa. Adega Cooperativa de Cantanhede, Aliança - Vinhos de Portugal, Caves do Solar de São Domingos, Caves Primavera, Caves São João, Luis Pato, Manuel dos Santos Campolargo, Quinta da Mata Fidalga, Quinta de Baixo, Quinta do Encontro e Quinta do Ortigão foram os produtores cujos espumantes deram mais sabor ao menu preparado pelo chefe Carlos Pimentel.
Os participantes foram recebidos no Palace Hotel da Curia ao som de música Jazz dos Dixieland, acompanhada pelos espumantes rosés seleccionados. À espera dos convidados estavam charretes e carros antigos, que numa recriação da época, percorrem a avenida para se iniciar o cocktail de boas-vindas, servido no Espaço Bairrada, na antiga estação de caminhos-de-ferro da Curia. O violino fez as honras deste momento, e os convidados tiveram a oportunidade de saborear os oito espumantes rosés/baga.
O Jantar de Gala foi servido no Palace Hotel da Curia, com os apresentadores Augusto Seabra e Carla Neves fizeram as honras da casa. O chefe Carlos Pimental preparou para esta noite um menu de sabores outonais e de paladar bairradino, em homenagem ao espumante. Para entrada foi servido um aveludado de castanhas com faisão, acompanhado pelos onze espumantes brancos seleccionados.
Estes mesmos espumantes brancos acompanharam o prato de peixe: Robalo grelhado ao Bairrada Bruto, Puré de batata aromatizado ao manjericão e Confit de cebola e Baga. Seguiu-se um granizado de Bical como corta-sabores.
27 néctares degustados durante noite de glamour e magia
Oito espumantes tintos foram ainda apreciados pelos convidados, combinados com o prato de carne servido: um Lombo de Javali caramelizada ao Bairrada Tinto, Arroz de Bairrada Bruto Tinto e Feijão verde à portuguesa. Este momento foi acompanhado pelos oito espumantes tintos seleccionados.
Para sobremesa, acompanhada pelos espumantes brancos, um Chiffon de chocolate com pêra bêbada ao sabayon de Maria Gomes fez a delicia da noite.
Durante o jantar foram ainda distinguidos os novos associados da Rota da Bairrada, com a entrega de uma peça simbólica idealizada pelo ceramista Paulo Julio. Foram eles: Câmara Municipal de Águeda, Restaurante Espelho d'água, Hotel das Termas da Curia, Estalagem de Sangalhos e Adega Cooperativa de Cantanhede .
A noite teve também momentos de magia. Os convidados tiveram a oportunidade conhecer a magia de Mário Daniel, que numa interacção com os convidados mostrou alguns dos seus truques do programa "Minutos Mágicos", transmitido pela SIC.
No final do jantar, os participantes foram convidados a assistir ao espectáculo de dança contemporânea "Glamour", pela Companhia de Dança de Aveiro. Um espectáculo preparado para esta noite, para onde foram transportados toda a nobreza, sensibilidade, suavidade, requinte e delicadeza dos vinhos espumantes.
in: bairrada-wines.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário