terça-feira, dezembro 14, 2010

Quatro vinhos Bairrada nos primeiros lugares do Top Wine 2010

Contam-se quatro vinhos Bairrada entre os 25 néctares melhores classificados no Top Wine 2010, que a revista Wine - A Essência do Vinho apresenta na sua edição de Dezembro.
O primeiro Bairrada a surgir nesta lista é o Quinta de Baixo Grande Escolha 2005, produzido pela Quinta de Baixo . Este vinho tinto recebe uma classificação de 17,5 valores.
Os outros três destaques são todos conseguidos por Manuel dos Santos Campolargo . O melhor classificado é o vinho tinto Vinha da Costa 2007 , com 17,5. Os restantes dois são ambos pontuados com 17 valores. Um deles, o branco, é o Campolargo 2009. O outro, o tinto, é o Campolargo Baga 2008.
Mas não é só no Top Wine 2010 que o nome Bairrada surge nesta edição. A revista Wine foi à procura de vinhos portugueses feitos com a casta Touriga Nacional, uma casta elevada hoje "ao estatuto de estrela incondicional no firmamento das castas portuguesas".
Entre os 36 vinhos avaliados, destaca um único da Bairrada, o Quinta do Valdoeiro Touriga Nacional 2007, produzido pela Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias. Este vinho de "cor vermelha carnuda", que apresenta "nariz frutado" e uma boca "condimentada por taninos suaves" é classificado com 13 valores.
O Quinta do Valdoeiro Touriga Nacional 2007 é o único representante da Bairrada, mas a Wine refere ainda outros dois vinhos Beiras. O melhor classificado, com 14,5, é o Vista Touriga Nacional Reserva 2007, produzido pela Aliança - Vinhos de Portugal . Este "vinho está agradável", sendo que "o final é seco mas bem medido, convertendo-o num bom amigo da mesa, onde se sente seguro e dá conforto."
O outro é o Aveleda Follies Touriga Nacional 2008, da Sociedade Agrícola e Comercial Quinta da Aveleda. Este vinho de "cor rubi profunda" recebe um 13,5. A nota refere que "ainda demasiado marcado pela madeira, comparece fechado e dominado pela baunilha"
Nesta prova são apresentados 36 vinhos, com classificações que variam entre os 13 e os 18 valores. Todos têm uma percentagem igual ou superior a 85 por cento de Touriga Nacional.  









in: bairrada-wines.com

Sem comentários: