terça-feira, dezembro 28, 2010

SIC veio à descoberta dos Espumantes da Bairrada

Uma equipa de reportagem da SIC esteve ontem, dia 27, à descoberta de um dos produtos com mais história na Bairrada. A peça emitida ontem, dia 27, falava sobre o aumento da procura que os espumantes nacionais têm sido alvo, não só por parte dos portugueses, mas também pelos mercados brasileiro e angolano.
A equipa da SIC veio ao berço nacional dos espumantes, a Bairrada, tentar perceber o motivo desta crescente procura. Afinal, "ainda hoje, é daqui que sai mais de metade da produção nacional deste vinho", descobriu.
A "versatilidade da bebida" foi uma das justificações que encontrou junto dos produtores. Alexandrino Amorim, das Caves São Domingos , foi uma das figuras da região que a equipa de reportagem quis ouvir. "É um vinho bastante gastronómico. Sempre esteve bastante conotado com o Leitão, mas tem imensas possibilidades de acompanhar, quer sardinha assada, quer bacalhau, quer cabrito, quer o famoso Leitão, ou outro prato qualquer. E depois tanto serve como aperitivo, como digestivo", esclareceu à SIC.

"Temos qualidade que se equipara ao que de melhor se faz"
 
A história e as características dos espumantes da Bairrada também não passaram ao lado desta peça. Sobre este aspecto, Alexandrino Amorim lembra que "nós temos qualidade que se equipara ao que de melhor se faz, não só em Champagne, mas como em outros países e outras regiões que também fazem o mesmo tipo de vinho."
Também Pedro Alegre, da Quinta do Ortigão , salientou à SIC que Portugal "tem belíssimos espumantes e situados essencialmente aqui na nossa zona da Bairrada, onde sempre nasceram belíssimos espumantes e com um crescimento hoje muito acentuado."
Quanto às qualidades desta bebida, foi Osvaldo Amado, enólogo, quem esclareceu que "geralmente um bom espumante é caracterizado pelo seu estágio em cave. Ele ganha nobreza, ganha complexidade. ganha uma bolha fina, persistente. Tudo isso resultante do estágio em cave."
A peça emitida foi gravada nas instalações das Caves São Domingos, em Ferreiros (Anadia) e no Museu do Vinho Bairrada (Anadia).
A emissão do Jornal da Noite de ontem está disponível aqui . A peça começa ao minuto 34:40 do vídeo. O Primeiro Jornal também emitiu uma peça sobre a mesma temática. Está disponível aqui, a partir do 24:08.
 
 
 

Sem comentários: