terça-feira, janeiro 18, 2011

Vinhos Vadio já estão disponíveis em bairrada-wines.com


São dois os vinhos Vadio, ambos tintos, que a partir desta semana já podem ser descoberto nos espaços físico e on-line do bairrada-wines.com. Quem passar pela loja on-line do portal bairrada-wines.com, ou na loja física da Curia (Anadia), já pode aceder ao Vadio Tinto Bairrada 2005 e o Vadio Tinto Bairrada 2006.
São ambos feitos com a casta rainha da Bairrada, a Baga, tendo sido produzidas 5 mil garrafas de cada um. As uvas são provenientes de vinhas com cerca de 60 anos, com uma produção média de 35 hl/ha e um solo argilo-calcário. A enologia e a viticultura estiveram entregues a Luís Patrão e Dinis Patrão.
No que respeita ao processo de vinificação, as uvas foram colhidas manualmente para caixas de 20 kg selecionados em tapete de escolha. O desengace foi total e a fermentação decorreu durante dez dias em lagares com pisa-a-pé. Passaram ainda por uma prensagem em prensa vertical, seguindo-se a fermentação maloláctica.
Estes vinhos estagiaram cerca de 18 meses em barricas de 225 L de carvalho francês e americano e outros 18 em garrafa.
O resultado final são dois tintos que acompanham desde a complexidade dos assados de carnes, como chanfana, até aos queijos amanteigados, passando pelos fortes sabores dos patés de caça e fígado. Devem ser saboreados a uma temperatura entre os 16 e os 18.ºC.

Autênticos vinhos DOC Bairrada
 
A prova do Vadio 2005 mostra um vinho Bairrada de aspeto límpido e cor retinta rubi. O aroma é fino, predominado a caruma, perfumado com flores brancas e refrescado pela menta e um toque de frutos do bosque enleados em especiarias e algum tabaco. Já na boca é bastante encorpado, com boa acidez e taninos robustos. O final é longo e persistente
O Vadio 2006 por sua vez apresenta um aspeto também límpido, cor retinta rubi. O aroma é complexo, sugerindo frutos vermelhos, para além de ser um vinho de sabor bastante encorpado, com boa acidez e taninos robustos. O final é longo e persistente.
Recorde-se que Manuel Dinis Patrão é o produtor por detrás dos néctares Vadio. Trata-se de um projeto pequeno e familiar, que tem como elemento essencial a recuperação das castas tradicionais e a produção de autênticos vinhos DOC Bairrada.
O lema deste projeto passa por produzir néctares com um estilo clássico, que pretendem respeitar a autenticidade da região e o carácter das castas que lhe dão origem. Está sediado na Bairrada, mais concretamente no lugar de Poutena (concelho de Anadia).

(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: