quinta-feira, fevereiro 17, 2011

António Dias Cardoso foi eleito Senhor do Vinho


"Toda uma geração de enólogos, produtores e apaixonados pelo vinho lhe deve reconhecimento." As palavras referem-se a António Dias Cardoso, um nome bem conhecido da Bairrada, a quem a "Revista de Vinhos" atribuiu o prémio de "Senhor do Vinho", na eleição dos "melhores do ano 2010".
A Gala de entrega das distinções aconteceu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, na última semana. Reuniu perto de 900 pessoas, para aplaudir quem mais se destacou no último ano, ao nível do vinho português.
Os resultados são publicados também na edição deste mês da "Revista de Vinhos", num trabalho especial de várias páginas. Sobre o "Senhor do Vinho", António Dias Cardoso, o texto destaca o papel que teve no ensino da enologia na Bairrada. "Foi durante anos uma personalidade de referência no espalhar da palavra da enologia moderna na Bairrada. Marcou uma geração."
Os prémios atribuídos não se ficaram pelas personalidades e casas que mais de destacaram em 2010. A Gala premiou também os melhores vinhos de Portugal no último ano. A escolha recaiu sobre um total de 150 néctares. A 34 deles, a "Revista de Vinhos" decidiu atribuir mesmo um "Prémio Excelência." A publicação explica que "não fosse a limitação que impusemos (produção de pelo menos 1.000 garrafas), maior teria sido o número. É caso para dizer que a qualidade do vinho português continua em alta."
Entre estes "prémios excelência", surge apenas um vinho Bairrada. É o Sidónio de Sousa Garrafeira tinto 2005, produzido por Dulcínea dos Santos Ferreira. 

Espumantes Bairrada dominam entre "os melhores do ano"
 
A eleição de "os melhores do ano" viajou também pelas diferentes regiões e tipos de vinho português. Na categoria dos espumantes, a Bairrada domina. Três dos quatro premiados têm o toque desta região.
Os três espumantes eleitos como os melhores do ano são o CC&CP Espumante Pinot Noir branco 2007, feito com Pinot Noir da Bairrada e do Douro (Vértice - Caves transmontanas), Encontro Special Cuvée Bairrada Espumante branco 2008 (Quinta do Encontro) e Kompassus Blanc de Noir Bairrada Espumante Bruto branco 2008 (Kompassus).
Dentro da Bairrada, a "Revista de Vinhos" elegeu seis vinhos, entre tintos e brancos, como os melhores da região. Manuel dos Santos Campolargo é quem vê mais néctares premiados. Os seus dois vinhos Bairrada distinguidos são o Calda Bordaleza Bairrada tinto 2007 e o Campolargo Bairrada branco 2009.
Ainda dentro da região da Bairrada, os prémios reconheceram a qualidade do Encontro 1 Bairrada tinto 2008 (Quinta do Encontro), Kompassus Bairrada Reserva tinto 2006 (Kompassus), Luís Pato Vinha Formal Bairrada branco 2009 (Luís Pato) e o Quinta das Bágeiras Bairrada Garrafeira branco 2008 (Quinta das Bágeiras).
Já ao nível dos vinhos Beiras, a preferência recaiu sobre Luís Pato Vinha Pan Reg. Beiras tinto 2008 (Luís Pato), Nossa Reg. Beiras branco 2009 (Filipa Pato) e Quinta de Foz de Arouce Reg. Beiras branco 2009 (Conde Foz de Arouce Vinhos).

 
(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico) 

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: