Um dos três vinhos que João Paulo Martins escolhe esta semana para ilustrar as propriedades da casta francesa Petit Verdot é um Bairrada, produzido por Manuel dos Santos Campolargo.
O conhecido jornalista destaca o vinho Diga? tinto 2006, na página que dedica a esta casta na "Única", revista do jornal "Expresso", do último sábado (dia 19). Apresenta-o como sendo "elegante e perfumado", sendo "um tinto para pratos requintados de carnes vermelhas."
As uvas que deram origem a este néctar vêm das vinhas de "São Mateus, no coração da Bairrada", destaca, lembrando ainda que foi feito em lagar com pisa a pé e passou por um estágio de 14 meses em barrica.
Quanto à casta francesa, João Paulo Martins destaca que "é especial: tem um ciclo muito longo e dificilmente amadurece no clima ameno de Bordéus, sendo por isso menos considerada."
Ainda que os franceses não lhe reconheçam "grande mérito", o jornalista salienta que é uma casta "muito floral, tem um aroma muito fresco e contrabalança na perfeição outras variedades mais 'maduras', dá-se bem com o nosso calor e os vinhos resultantes são elegantes e com muita personalidade."
(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)
in: bairrada-wines.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário