terça-feira, fevereiro 15, 2011

Estação de Avisos alerta para Flavescência Dourada e Cochonilhas

A circular emitida este mês pela Estação de Avisos Agrícolas da Bairrada alerta para medidas que os viticultores da região devem tomar contra dois problemas ao nível da vinha: Flavescência Dourada e Cochonilhas.
O documento, datado de 02 de fevereiro, informa que o Scaphoideus titanus - inscto marcante na transmissão da doença da vinha Flavescência Dourada - já foi detetado nas freguesias da Mealhada, Antes, Vacariça, Ventosa do Bairro, Casal Comba, Arcos, Tamengos e Aguim.
A circular alerta que urge por isso que os agricultores adotem medidas para assegurar a preservação do património vitícola. "Tendo em vista a contenção da sua dispersão geográfica, quer a curtas, quer a longas distâncias, recomendamos a todos os viticultores com vinhas nas freguesias onde o inseto já foi detetado a queima da madeira de poda com dois anos, tendo em vista eliminar ovos eventualmente existentes na mesma ", alerta a circular.
"Mais lembramos a importância da utilização de material de propagação vitícola de qualidade (garfos, porta-enxertos e enxertos prontos), uma vez que a dispersão do inseto Scaphoideus titanus Ball e da doença da Flavescência Dourada, a longas distâncias, se faz através de material de multiplicação vegetativa infetado."

Tratamento de inverno deve ser executado contra cochonilha
 
Os ataques de Cochonilha são a outra situação para que a Estação de Avisos da Bairrada chama a atenção dos agricultores. "Em algumas vinhas da região, verificamos com frequência o aparecimento, durante o verão, de fumagina ou "'ferrujão' sobre as folhas, varas e cachos, que indicam fortes ataques de cochonilha, que têm, como consequência principal, quebras na qualidade da produção."
As videiras onde os ataques de cochonilhas tenham sido observados devem ser alvo do tratamento de inverno, a realizar próximo das rebentação. As substâncias ativas homologadas são: Óleo de Verão (Citrole; Tolfin; Garbol; Oleofix; Verol; Fitanol; Soleol, Pomorol; Klik 80), e clorpirifos (Pyrinex 48 EC; Clormax; Cortilan; Dursban 4; Cyren 48EC; Ciclone 48EC; Risban 48EC; Nufos 48EC; Clorfos 48; Destroyer 480EC; Pirifos 48).

(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)

in: bairrada-wines.com
 

Sem comentários: