terça-feira, fevereiro 15, 2011

Museu do Vinho Bairrada apresentado como exemplo em Espanha


O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, viu reconhecido o seu papel enquanto exemplo de uma instituição museológica do vinho, que mais tem apostado em projetos de arte contemporânea para defesa de patrimónios.
Este núcleo museológico foi convidado a proferir uma palestra na I Conferência Internacional da Vinha e do Vinho, que decorreu em Almendralejo (Badajoz-Espanha), na passada semana, de terça (dia 08) a sexta-feira (dia 11).
O contributo da Bairrada para esta conferência referiu-se ao tema "Museu do Vinho Bairrada sua proatividade e arte contemporânea como defensora de patrimónios." A palestra foi organizada pelo vereador do Turismo do município de Anadia, Jorge Sampaio, e pelo coordenador do Museu do Vinho Bairrada, Pedro Dias.
A apresentação deu a conhecer à comunidade internacional este projeto museológico e as estratégias seguidas para a defesa dos patrimónios materiais e imateriais, relacionados com os vinhos Bairrada.
Nesta conferência estiveram reunidas personalidades e instituições de todo o mundo, para abordar questões relacionadas com o vinho e com a investigação em enologia.
Os temas debatidos assentaram em quatro blocos distintos: Arqueologia e História; Ciência da Videira; Património e Museologia; A viticultura na América.

(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: