quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Novo topo de gama da Quinta do Ortigão chega em forma de homenagem

Dá pelo nome de "4dezasseis" o mais recente vinho topo de gama da Quinta do Ortigão a chegar ao mercado. Mais do que um vinho com qualidade superior assegurada, este tinto tem um significado especial. É uma homenagem a um familiar, Manuel Alegre, irmão do responsável pela Quinta do Ortigão, Pedro Alegre.
O 4dezasseis vai buscar o nome ao número que identificava Manuel Alegre aquando da frequência do colégio militar. Já a qualidade deste néctar, de edição limitada, advém desde logo de uma criteriosa seleção de uvas. A Touriga Nacional é a casta dominante (50 por cento). Existe aqui, ainda que em menor quantidade, também Cabernet Sauvignon (25 por cento) e Tinta Roriz (25 por cento) .
Este tinto passou por desengace total, maceração pelicular suave e prolongada, com fermentação alcoólica a 28ºC. Seguiu-se um estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo 50 por cento novas e 50 por cento de segundo uso. Passou ainda por três meses de maturação em garrafa.
A Quinta do Ortigão produziu apenas 4 600 garrafas deste tinto regional Beiras. O enólogo por detrás deste topo de gama de edição limitada é Osvaldo Amado. 

4dezasseis 2009 sucede ao Grande Escolha 2006
 
O resultado final é um vinho de aspeto límpido e cor granada intenso, com tons violáceos. O aroma é "distinto e com grande intensidade, onde é notório as flores silvestres de pétala escura, os frutos vermelhos bem maduros, a geleia de frutos do bosque e as subtis notas especiadas e as de tostados", dá conta a ficha técnica.
Já o sabor é "complexo, com frutado igualmente distinto, extraordinário volume de boca, que lhe transmite untuosidade, e taninos sedosos, que lhe conferem elegância e longevidade."
É um vinho que a Quinta do Ortigão sugere como boa companhia para iguarias à base de peixes assados no forno, ou com molhos, desde que bem estruturados e ligeiramente condimentados. Acompanha ainda carnes vermelhas grelhadas, ou com molhos, caça de pelo, ou penas, e queijos bem estruturados. Deve ser consumido a uma temperatura de 18.ºC.
O 4dezasseis 2009, o mais recente topo de gama da Quinta do Ortigão, já tinha sido anunciado pelo bairrada-wines.com em junho do último ano, aquando da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia. Sucede ao Grande Escolha 2006.

(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)  

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: