quinta-feira, março 17, 2011

Bairrada dada como exemplo no 1.º Encontro e Prova Internacional de Vinho


Os olhos de produtores, sommeliers, jornalistas e críticos de vinho de todo o mundo estão, a partir de hoje (dia 17), e até ao próximo sábado (dia 19), postos em Celorico da Beira. O motivo é o 1.º Encontro e Prova Internacional de Vinho, que está a decorrer no Pavilhão Gimno-Desportivo local. "Vinhos Portugueses: novos desafios e estratégias" é o tema que inspira os três dias de trabalhos.
A tarefa de partilhar o seu exemplo, no que diz respeito a esta temática, recai esta tarde sobre nomes ligados à Bairrada. Luís Pato é um deles. A experiência deste produtor, sediado em Amoreira da Gândara (Anadia), vai ser partilhada a partir das 16H50 de hoje. Seguem-se as intervenções de Dirk Niepoort (Niepoort), Carlos Lucas (Dão Sul / Global Wines) e Salvador Guedes (Sogrape).
São casos de sucesso dos vinhos portugueses no mundo. Vão por isso partilhar as suas estratégias para vencer no mercado internacional.
Também hoje, a jornalista e crítica de vinhos Sarah Ahmed aborda o potencial dos vinhos portugueses e o perfil do consumidor internacional.

Críticos internacionais de referência com presença confirmada
 
No programa de trabalhos para amanhã, destaque para a presença de críticos internacionais bem conhecidos. Jancis Robinson, Tim Atkin, e Jamie Goode são três dos oradores confirmadores.
Também a jornalista e crítica de vinhos Maria João de Almeida dá o seu contributo para este congresso, destacando a importância da comunicação no mundo dos vinhos. As novas formas de comunicação, a internet ao serviço do vinho e o futuro dos media são alguns dos tópicos que vai abordar.
Para o último dia de congresso, sábado, está marcada uma prova de 40 vinhos fortificados, por prestigiados sommelliers internacionais, muitos deles líderes de opinião, a escrever em meios de referência dos seus países. "A ideia é chamar a atenção para a excelente qualidade dos nossos vinhos e o seu grande potencial de envelhecimento", explica a organização.
Os três dias do 1.º Encontro e prova Internacional de Vinho terminam com uma mostra de vinhos e produtos da região da Serra da Estrela, aberta ao público em geral.
O programa completo dos três dias pode ser consultado aqui.

(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: