quinta-feira, março 17, 2011

Câmaras estiveram apontadas para o Museu do Vinho Bairrada


Dois programas distintos, emitidos em espaços também distintos, tiveram nas últimas semanas as suas câmaras apontadas para o Museu do Vinho Bairrada. Primeiro foi o programa iGov, da RTPN. Agora é o Vox Pop, da Vinho.tv.
A mesmo Vinho.tv que já este mês divulgou as entrevistas feitas a duas casas distintas da Bairrada, esteve também na cidade de Anadia à conversa com o diretor do Museu do Vinho Bairrada, " um dos museus de vinho mais famosos de Portugal", destaca a emissão.
A equipa de reportagem veio conhecer as preferências de Pedro Dias, no que respeita a vinhos tintos, brancos ou espumantes. A resposta, obtida junto de alguém que se assume como "suspeito" para falar, é que todos terão o seu espaço, dependendo do momento e da companhia. A única exigência é que "seja Bairrada."
O papel histórico da região no que respeita aos espumantes também não passa ao lado deste responsável, no momento da escolha. Afinal, a Bairrada foi "a primeira região a desenvolver os primeiros estudos para espumantizar os vinhos em Portugal, com estudos do engenheiro Tavares da Silva, que dá o nome à avenida onde está instalado o Museu do Vinho, mas também porque é a região do país que produz mais de 50 por cento."

"Um conceito distinto dos outros museus do vinho"
 
As castas também não faltaram neste Vox Pop. O diretor do Museu do Vinho Bairrada assume-se como "defensor das castas tradicionais portuguesas", para além de " um defensor e um apaixonado pela Baga." É afinal uma casta que na região "tem sido amada, que tem sido odiada, mas que quando é produzida nos solos ideais e nas condições ideais, produz vinhos reconhecidos mundialmente."
Pedro Dias ressalva ainda assim que não é "um radical." Neste contexto, aproveita para lembrar que "os críticos têm-nos indicado que realmente devemos apostar nas castas genuínas portuguesas, neste caso a Baga, mas o setor também tem vinhos de excelência, não só com as castas tradicionais."
A história e o papel do Museu do Vinho Bairrada encerram a conversa. Este é um espaço que surge fruto " de uma vontade manifestada pelo próprio setor dos vinhos", já nos anos 80. Acaba por se concretizar em 2003, "com um conceito distinto dos outros museus do vinho."
A diferença reside no facto de se procurarem abordar aqui "linguagens museológicas e expositivas mais contemporâneas, mais interativas." Mais do que expor um espólio que conta a história da produção de vinho na região, este espaço apresenta regulamente diferentes mostras de arte, em torno da temática do vinho. Por aqui já passaram não só nomes consagrados das artes plásticas, mas também jovens artistas em início de carreira.
Destaque ainda uma das maiores coleções de saca-rolhas do mundo aqui patente, entre outros motivos de visita.
O programa pode ser visto aqui.

RTPN também esteve de visita à Bairrada
 
Também o iGOV fez uma visita à Bairrada para conhecer melhor este equipamento cultural. Trata-se de um programa televisivo, de curta duração, que pretende dar a conhecer "novas formas de relacionamento com a Administração Pública, com destaque para os serviços públicos on-line."
À Conversa com Pedro Dias, a equipa de reportagem da RTPN tentou por isso perceber quais as ferramentas que estão à disposição de quem procura informações mais técnicas, ou apenas uma informação mais genérica, sobre a região.
O trabalho emitido pode ser visto aqui, a partir do minuto 2.20.

(texto escrito com o novo acordo ortográfico)

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: