sábado, abril 24, 2010

Breviário de castas utilizadas na região da Bairrada.

Definidas no regulamento da Denominação de Origem Controlada da Bairrada aparecem as castas a partir das quais devem ser produzidos os néctares da região. As recomendadas para a produção de vinhos tintos e rosados são Alfrocheiro Preto , Baga , Bastardo , Camarate (Castelão Nacional) , Jaen , Touriga Nacional , Trincadeira Preta e Rufete (Tinta Pinheira) .
No conjunto, ou separadamente, devem representar um mínimo de 85% do encepamento, sendo que a casta Baga não deverá aqui representar menos de 50%. É ainda autorizada a Água Santa .
Nos vinhos brancos são recomendadas a Arinto , Bical , Cerceal Branco , Fernão Pires (Maria Gomes) e Rabo de Ovelha . No conjunto, ou separadamente, devem representar um mínimo de 85% do encepamento. É também permitida Chardonnay .
Já nos vinhos base para espumantes a legislação recomenda o uso de Arinto , Baga , Bical , Cerceal Branco , Fernão Pires (Maria Gomes) e Rabo de Ovelha , no conjunto ou separadamente, com um mínimo de encepamento de 85%. São também recomendadas a Alfrocheiro Preto , Bastardo , Camarate (Castelão Nacional) , Jaen , Rufete (Tinta Pinheira) , Touriga Nacional e Trincadeira Preta. São autorizadas ainda a Água Santa e Chardonnay
A fechar a lista de castas recomendadas, no caso das aguardentes bagaceiras, aparecem as autorizadas na laboração dos vinhos tintos e rosados.

in www.bairrada-wines.com

Sem comentários: