quinta-feira, maio 27, 2010

Luís Pato sob a Visão de José Salvador


"Os vinhos velhos e novos de Luís Pato" é o título do artigo que José António Salvador assina na revista Visão de hoje, dia 27. O especialista em vinhos dedica a sua crítica semanal ao conhecido produtor da Bairrada. Conta ter feito "uma 'viagem enófila' por alguns vinhos de Luís Pato que se revelaram à mesa em excelente forma."
O Vinha Formal é o branco que esteve sob a mira de José António Salvador. A colheita de "1999 surgiu com um envelhecimento perfeito atingindo a excepcionalidade; o mesmo aconteceu com a colheita de 2004, mas a de 2005 mantinha-se no muito bom."
Qualidade digna de nota, o especialista encontrou também nos tintos. Conta que "o Pé Franco 1995 estava muito bom, enquanto o Vinha Velhas 1995 se apresentou soberbo."
José António Salvador confessa-se mesmo surpreendido no "reencontro com estes vinhos velhos." A surpresa foi ainda maior nos brancos, " pela sua longevidade e qualidade asseguradas."
Mas não são só os vinhos velhos de Luís Pato a receber elogios. Também as últimas colheitas do produtor bairradino foram provadas e aprovadas. O especialista de vinhos deixa outras quatro sugestões do mesmo produtor, a começar pelo Luís Pato Maria Gomes Espumante Bruto , um vinho entre o "Bom" e o "Muito Bom". É "elaborado com 90 por cento de vinho branco base da casta Maria Gomes e 10 por cento de Baga vinificada em branco." Escreve ainda que "sem data de colheita, surgiu com aromas frutados e sabores frescos intensos e prolongados."
Um vinho "equilibrado e agradável para este tempo de temperaturas elevadas" é o Luís Pato Maria Gomes Regional Beiras 2009, classificado com quatro pontos, numa escala em que cinco é o máximo.
Já o Luís Pato Vinha Formal Regional Beiras 2008 é um " vinho branco da casta Bical que vai envelhecer bem, tal como sucedeu com os seus antecessores." Recebe aqui uma pontuação de três/quatro.
A completar a lista de vinhos provados está o Luís Pato Vinha Formal Touriga Nacional Regional Beiras 2008 , também classificado com três/quatro pontos. José António Salvador admite que "não é provavelmente na Bairrada que a Touriga Nacional se exprime melhor." Ainda assim, ressalva que " neste caso os resultados são positivos, e com o estágio em garrafa prevejo que o vinho cresça em qualidade."
 


in: bairrada-wines.com

Sem comentários: