quinta-feira, junho 17, 2010

Qualidade dos Bairrada reconhecida no Concurso Nacional de Vinhos


Um total de 17 medalhas é o balanço final da prestação dos vinhos Bairrada no Concurso Nacional de Vinhos 2010. Das distinções conquistadas pelos DOP Bairada, uma medalha é de ouro, três são de prata e 13 são Diplomas de Mérito.
Também os seis vinhos IGP Beiras submetidos a concurso foram todos eles merecedores de prémios. Um foi distinguido com a Medalha de Ouro e os restantes cinco com Diplomas de Mérito.
Entre os vinhos da região premiados, destaque para a Medalha de Ouro conquistada pelo vinho tinto Baga-Touriga Nacional 2008, produzido pela Quinta do Ortigão . O júri do concurso considerou este vinho produzido nas Beiras detentor de uma "cor violácea" e um aroma "intenso com notas de fruta compotada." Já na boca "apresenta-se muito volumoso, com taninos fortes, aromas de especiarias e uma longa persistência final."
A mesma Quinta do Ortigão viu outro vinho seu reconhecido, mas com um Diploma de Mérito. O Vinho Branco Sauvignon-Blanc 2009 arrecadou uma das cinco distinções atribuídas aos IGP Beiras nesta categoria.

São Domingos distinguida com duas medalhas de Prata
Duplamente distinguida com a Medalha de Prata foi a São Domingos . Viu a qualidade dos seus néctares reconhecida, quer ao nível do vinho branco, como no vinho tinto.
O São Domingos Reserva 2007 é um deles. Este vinho tinto produzido pelas Caves do Solar de S. Domingos provou a sua qualidade no Concurso Nacional de Vinhos, conquistando uma das três medalhas de Prata atribuídas aos DOP Bairrada.
Digno de Medalha de Prata revelou-se também o vinho branco Volúpia 2009, produzido pelas mesmas Caves do Solar de S. Domingos. Este é afinal um néctar apropriado para os vinhos quentes de Verão que estão à porta.
"A fruta intensa de Sauvignon Blanc e a acidez refrescante do Chardonnay combinam na perfeição com a estrutura da casta Maria Gomes", explica a São Domingos acerca deste vinho branco.
"Voluptuosidade e sedução, desejo e sabor, prazer de beber uva branca, são inúmeras as sensações que fazem despertar todos os sentidos ao provar este moderno e elegante vinho branco Bairrada inspirado na poesia de Florbela Espanca."
Ambos os néctares estão classificados, ao nível de preço, na categoria de "até 10 euros."
Mas estes não são os únicos prémios conquistados por esta casa sediada em Ferreiros (Anadia). O Vinho branco São Domingos 2007 arrecadou também um Diploma de Mérito.

Quinta dos Abibes arrecada medalha de Prata e de Mérito
 
A terceira Medalha de Prata atribuída no 4.º Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados a um DOP Bairrada foi conquistada pelo Quinta dos Abibes 2008 . Trata-se de um vinho tinto produzido pela homónima Quinta dos Abibes .
´É um vinho que na boca se revela "frutado, macio e harmonioso, evidenciando no final a nobreza dos taninos resultantes do estágio em barricas novas de carvalho francês", descreve o seu produtor.
Não se limitaram à Prata as medalhas arrebatas pela Quinta dos Abibes. Este produtor viu a qualidade dos seus vinhos distinguida também num vinho branco com a sua marca. O Quinta dos Abibes 2008 foi distinguido no Concurso Nacional de Vinhos com um Diploma de Mérito.

13 Diplomas de Mérito atribuídos aos vinhos Bairrada
 
O 4.º Concurso Nacional de Vinhos avaliou um total de 705 vinhos, entre os quais se contam 22 produzidos na DOP Bairrada. Os prémios atribuídos aos melhores néctares submetidos a concurso foram entregues no passado dia 10 de Junho, numa cerimónia realizada no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
Os prémios IVV e Prestígio escaparam aos vinhos desta região vinícola. O mesmo não aconteceu com as restantes distinções. Só no que diz respeito aos vinhos distinguidos com o Diploma de Mérito, contam-se um total de 17 medalhas arrecadadas.
Entre os distinguidos com este galardão, destaque para a Vinícola Castelar, que arrebatou dois prémios. O vinho tinto Castelar 2008 e o espumante branco Castelar 2007 conquistaram ambos o Diploma de Mérito.
Nos vinhos tintos, destaque também para o Quinta  de Baixo 2008, produzido pela Quinta de Baixo, e o Quinta do Poço do Lobo 2007, elaborado pelas Caves São João. Ambos conquistaram o Diploma de Mérito.
O mesmo prémio arrecadou ainda o vinho branco Entre II Santos 2009, produzido por Manuel dos Santos Campolargo .
A lista completa dos premiados pode ser consultada aqui

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: